SóProvas


ID
1952914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca de auditoria de demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

    Auditoria de demonstrações contábeis

    5. Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante). Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva. Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1203_2009.htm

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D

  • a) Errada. Não se restringe a isso.

    b) Errada. As normas de contabilidade estabelece normas ao auditor.

    c) Errada. O conceito de materialidade é subjetivo.

    d) Correta.

    e) Errada. Esse é o objetivo da administração da entidade.

    Fonte: Lucas Salvetti Exponencial

  • Gabarito: Letra d.

    Um grau elevado de segurança, ou asseguração razoável, ocorre quando o auditor obtém evidência de que o risco de auditoria por reduzido a níveis aceitavelmente baixos.

     

    a) Errada. O trabalho do auditor não se restringe a segmentos específicos e determinados das demonstrações contábeis. Geralmente, o auditor é contratado para auditar todos os segmentos das demonstrações.

    b) Errada. As NBCs TA não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades.

    c) Errada. o conceito de materialidade envolve o julgamento profissional do auditor, portanto, não é correto afirmar-se que é objetivo.

    e) Errada. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • Letra A – Errada. O escopo é o conjunto de DC.

    Letra B – Errada. Normas de contabilidade dirigem-se a profissionais de contabilidade.

    Letra C – Errada. Estão longe de ser um cálculo mecânico. O que é material em uma entidade pode não ser em outra.

    Letra D – Certa.

    Letra E – Errada. O principal objetivo é identificar se há distorções relevantes independentemente se decorrentes de fraude ou erro.

    Resposta: D

  • Isso nem vai cair, né?

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Questão  bacana  que  traz  conceitos  importantes,  especialmente  sobre  a  “asseguração razoável”

    ➤ O objetivo do auditor é obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante...”. Ora, o que seria então essa segurança razoável? A resposta para essa pergunta encontra-se no item 5 da NBC TA 200 (R1), abaixo transcrito. 

    • Item 5. Como base para a opinião do auditor, as NBCs TA exigem que ele obtenha segurança razoável  de  que  as  demonstrações  contábeis  como  um  todo  estão  livres  de  distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.  Asseguração razoável é um nível  elevado  de  segurança.  Esse  nível  é  conseguido  quando  o  auditor  obtém  evidência  de auditoria  apropriada  e  suficiente  para  reduzir  a  um  nível  aceitavelmente  baixo  o  risco  de auditoria...”. 

    • O item A47 da NBC TA 200 (R1) complementa: “O auditor não é obrigado e não pode reduzir o  risco  de  auditoria  a  zero,  e,  portanto,  não  pode  obter  segurança  absoluta  de  que  as demonstrações  contábeis  estão  livres  de  distorção  relevante  devido  a  fraude  ou  erro.  Isso porque  uma  auditoria  tem  limitações  inerentes,  e,  como  resultado,  a  maior  parte  das evidências de auditoria que propiciam ao auditor obter suas conclusões e nas quais baseia a sua opinião são persuasivas ao invés de conclusivas...” 

    Letra  A  (incorreta): a  regra  certamente  não  é  restringir  o  trabalho  de  auditoria  a  segmentos determinados das demonstrações contábeis. 

    Letra  B  (incorreta):  as  normas  de  contabilidade  estabelecem  as  responsabilidades  do trabalho do auditor independente, e não da administração da entidade.

    Letra C (incorreta): a  determinação  da  materialidade  é questão  de  julgamento  do auditor, não sendo, portanto, um conceito objetivo. ( item 6 da NBC TA 200 (R1))

    Letra  E  (incorreta):  olha  a  banca  mais  uma  vez  tentando  confundir  ao  dizer  que  a responsabilidade pela identificação de fraudes e erros é da auditoria. 

    • O principal objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por meio da expressão de opinião acerca da adequação dessas demonstrações à estrutura de relatório financeiro aplicável. 

    ===

    PRA AJUDAR:

    (CESPE – Analista Judiciário (TRE TO)/Contabilidade/ Administrativa – 2017) Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, são: Apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis com segurança razoável de que as demonstrações  contábeis  como  um  todo  estão  livres  de  fraudes  e  erros,  e  comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor. (ERRADO)

    • apresentar  relatório  sobre  as  demonstrações  contábeis  e  comunicar-se  como  exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor.