- ID
- 1953796
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CSM
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Segundo Maria de Fátima Praça de Oliveira e Protásio Lemos da Luz, citados por Júlio de Mello Filho (2010), analise as afirmativas abaixo com relação ao impacto emocional em pacientes de cirurgias cardíacas.
I - A maioria dos pacientes apresenta alto nível de ansiedade e expectativa com relação à cirurgia, dando origem a fantasias e medos, que são elementos geradores de alterações emocionais, ligados à morte, à violação interior, a superstições e a inseguranças.
II - A possibilidade de morte nunca deve ser mencionada entre as possíveis consequências da cirurgia, pois pode assustar o paciente e deixá-lo mais nervoso e ansioso.
III- Com relação à anestesia, o paciente demonstra receio de não acordar mais, além de saber que será manipulado sem que possa participar ou opinar, o que contribui para o seu temor.
IV - A vivência do processo de recuperação pelo paciente coronariano, por vezes dolorido, somado à queda de suas defesas desenvolvidas para suportar a ansiedade pré- operatória, pode acarretar, no pós-operatório, quadros psicorreativos e, às vezes, estados confusionais de origem psicossomática.
V - Com relação à cirurgia cardíaca, a partir do momento em que se informa ao paciente a situação pela qual ele irá passar, diminui seu controle sobre essa situação, e isso dificulta a diminuição da ansiedade.
Assinale a opção correta.