SóProvas


ID
1953937
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MAMÃ NEGRA (Canto de esperança)

Tua presença, minha Mãe - drama vivo duma Raça, Drama de carne e sangue Que a Vida escreveu com a pena dos séculos! Pelo teu regaço, minha Mãe, Outras gentes embaladas à voz da ternura ninadas do teu leite alimentadas de bondade e poesia de música ritmo e graça... santos poetas e sábios... Outras gentes... não teus filhos, que estes nascendo alimárias semoventes, coisas várias, mais são filhos da desgraça: a enxada é o seu brinquedo trabalho escravo - folguedo... Pelos teus olhos, minha Mãe Vejo oceanos de dor Claridades de sol-posto, paisagens Roxas paisagens Mas vejo (Oh! se vejo!...) mas vejo também que a luz roubada aos teus [olhos, ora esplende demoniacamente tentadora - como a Certeza... cintilantemente firme - como a Esperança... em nós outros, teus filhos, gerando, formando, anunciando -o dia da humanidade.

(Viriato da Cruz. Poemas, 1961, Lisboa, Casa dos Estudantes do Império) 

O poema, Mamã Negra:

Alternativas
Comentários
  • O texto se vale de figuras de linguagens para mostrar o sofrimento e a angustia de um povo escravizado que foi retirado de sua Pátria Mãe.

    Letra A

  • Figuras de palavras (ou tropos) são figuras que se caracetrizam por alterar o sentido próprio de uma palavra. São elas: metáfora, metonímia, catacrese, perífrase, sinestesia e comparação.

    Metáfora consiste em usar uma palavra pela outra por força de uma comparação mental.

    O vocábulo mãe em sentido denotativo indica aquela que deu à luz, criou, deu segurança, carinho etc. No texto o vocábulo é associado ao drama de carne e sangue, desgraça, dor vivido pelos escravos. Nessa linha o título "mamã negra" é uma comparação mental entre "mãe" (sentido denotativo) e o país (continente) africano.

    Exemplos de metáfora: Ela é um anjo de doçura, e ele é um cavalo de grosseria.

    Fonte: Nova Gramática da Língua Portuguesa - Rodrigo Bezerra

     

  • Além da questão do sentido denotativo que existe numa metáfora, pode-se perceber um conectivo de comparação implícito... Para ser uma metáfora, o conectivo de comparação deve ser implícito, senão seria uma símile ou comparação.

    Tua presença, minha Mãe (como, tal qual...) drama vivo duma Raça.

  • Essas poesias sem pé e sem cabeça..., só entende os inteligentes que não querem passar por burro  perante outros inteligentes!

  • questão LIXO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Paciência é a MAIOR virtude do concurseiro. 

     

  • vixiii

  • Onde que cita a africa no texto. afff :(

  • Por que não poderia ser a alternativa B ("É um vocativo e clama pelos efeitos negativos da escravização dos povos africanos.")?

    Não seria a expressão "Minha mãe" citada várias vezes ao longo do poema um vocativo?