SóProvas


ID
1953943
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MAMÃ NEGRA (Canto de esperança)

Tua presença, minha Mãe - drama vivo duma Raça, Drama de carne e sangue Que a Vida escreveu com a pena dos séculos! Pelo teu regaço, minha Mãe, Outras gentes embaladas à voz da ternura ninadas do teu leite alimentadas de bondade e poesia de música ritmo e graça... santos poetas e sábios... Outras gentes... não teus filhos, que estes nascendo alimárias semoventes, coisas várias, mais são filhos da desgraça: a enxada é o seu brinquedo trabalho escravo - folguedo... Pelos teus olhos, minha Mãe Vejo oceanos de dor Claridades de sol-posto, paisagens Roxas paisagens Mas vejo (Oh! se vejo!...) mas vejo também que a luz roubada aos teus [olhos, ora esplende demoniacamente tentadora - como a Certeza... cintilantemente firme - como a Esperança... em nós outros, teus filhos, gerando, formando, anunciando -o dia da humanidade.

(Viriato da Cruz. Poemas, 1961, Lisboa, Casa dos Estudantes do Império) 

Assinale a alternativa que contém um trecho que caracteriza os nativos do local descrito pelo eu lírico:

Alternativas
Comentários
  • Eu lírico é um termo usado dentro da literatura para demonstrar o pensamento geral daquele que está narrando o texto; A junção de todos os sentimentos, expressões, opiniões e críticas feitas pela pessoa superior ao texto, que no caso seria o narrador ou a pessoa central ao qual o texto está se referindo. O Eu-lírico é o "eu" que fala na poesia.

    Fonte 1: wikipedia 

     

     

    Você sabe o que é eu lírico? Existem outras denominações, como eu poético e sujeito lírico, mas o termo mais conhecido e divulgado é este: eu lírico. Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.

    Fonte 2: portuguesuol.com.br

     

     

    Na literatura, o “Eu lírico”, “Sujeito Lírico” ou “Eu poético” é um conceito que designa a “voz” que se manifesta na poesia, em detrimento da voz do próprio autor do texto. Recebe esse nome uma vez que trata-se da criação de um poeta para apresentar as reflexões, sentimentos, sensações e emoções de um sujeito fictício que discursa em primeira pessoa (Eu), e por isso, torna-se muitas vezes difícil de perceber quem está discursando: se o “eu” do poeta, ou do personagem inventado por ele, o “eu” lírico, também chamado de “eu enunciador” ou “sujeito poético”.

    Fonte3 :http://www.todamateria.com.br/eu-lirico/

  • Letra B.

     

    nascendo alimárias semoventes = nascendo brutos que se movem por si só = nativos locais que se criaram sozinhos na vida