SóProvas


ID
1953964
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  1. Mulheres que vivem em áreas afetadas pelo vírus zika deveriam considerar postergar a gravidez, uma vez que não há métodos eficazes para evitar os problemas potencialmente causados aos bebês, afirmou ontem a porta-voz da entidade Nyka Alexander. “Eu não estou dizendo que os casais devem postergar (a gravidez). Eles devem receber as informações necessárias para entenderem que esta é uma opção”, disse Nyka. O vírus está se espalhando rapidamente pela América Latina e pelo Caribe, e autoridades de saúde de diversos países afetados estão fazendo recomendações similares. No entanto, a nova recomendação da entidade pode afetar a vida de milhares de pessoas que vivem nessas áreas. Em outros lugares do mundo, o serviço de saúde alerta para que mulheres grávidas não viagem para áreas onde o vírus está se espalhando. Nos Estados Unidos, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) vai além e aconselha as mulheres a esperar ao menos oito semanas após ser acometida ou exposta ao vírus antes de tentar engravidar. Para homens com sintomas, essa espera deve ser de ao menos seis meses. Em resposta às novas orientações da OMS, a CDS afirmou que agências de saúde devem discutir os riscos da doença, prevenção do contágio e informação sobre métodos contraceptivos. Quase 700 casos já foram relatados nos Estados Unidos. Todos os infectados viajaram ao exterior ou tiveram relações sexuais com quem o fez. (http://istoe.com.br/) Fonte: Associated Press.

É verdade que o texto afirma que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C?

    Tem alguma relação com "esperar AO MENOS 8 semanas"?

  • Mais uma vez, acredito que tal questão  seja a do tipo "menos incorreta". Na minha humilde opinião, os erros estão em:

    A) Errada. Em nenhum momento do texto se fala em disseminação do vírus.

    B) Errada. O emprego das palavras categóricas (mulheres de TODO O mundo) "TERÃO" distorce o que está sendo dito no texto.

    C) Errada. O que está escrito no texto soa como recomendação e não como ordem (devem).

    D) Correto. 

    E) Errada. Em nenhum momento a CDS específica os locais para que se apliquem tais recomendações.

  • pq não seria a "A"

  • Acredito que o erro da letra C consiste no fato de que o Centro para Controle e Prevenção de Doenças ACONSELHA as mulheres a esperar ao menos oito semanas após ser acometida ou exposta ao vírus antes de tentar engravidar. O verbo destacado não impõe uma obrigação, e sim uma sugestão, ao contrário da assertiva onde o verbo DEVE se faz presente.

     

    ACONSELHA # DEVE

     

    Manoel, sobre a letra A, acredito que houve uma extrapolação, pois fala que "É melhor que as mulheres não engravidem enquanto o vírus zika não for disseminado." Enquanto no texto diz que "Mulheres que vivem em áreas afetadas pelo vírus zika deveriam considerar postergar a gravidez", ou seja, somente nas áreas onde o "bicho está pegando" as mulheres deveriam rever o conceito de engravidar...forçaram a barra na assertiva por conta disso ao meu ver.

  • Discordo de alguns dos motivos apontados pela Fabiani, apenas opinião. :)

    Letra C.

     

     

    a) É melhor que as mulheres não engravidem enquanto o vírus zika não for disseminado. - Errado, pois o texto não fala sobre disseminar/espalhar o vírus e sim ocultar/ter métodos eficazes de prevenção "deveriam considerar postergar a gravidez, uma vez que não há métodos eficazes para evitar os problemas potencialmente causados aos bebês"

     b) Se não atenderem à recomendação de não engravidarem, mulheres de todo o mundo terão suas vidas afetadas por serem portadoras e transmissoras do vírus zika. - Errado, pois ele faz uma recomendação de prolongação da gravidez, não significa que quem não prolongar automaticamente será portadora "“Eu não estou dizendo que os casais devem postergar (a gravidez). Eles devem receber as informações necessárias para entenderem que esta é uma opção”, disse Nyka."

     c) Após detectada a existência do vírus zika no organismo, a mulher deve esperar 8 semanas para engravidar. - Errado, pois o texto diz que no caso da mulher acometida/exposta/com suspeita deve esperar esse prazo para verificar se desenvolve os sintomas e não engravidar se for positivo, porém na afirmativa diz que a mulher já com o vírus no organismo pode engravidar após 8 semanas, totalmente ao contrário do texto "...aconselha as mulheres a esperar ao menos oito semanas após ser acometida ou exposta ao vírus antes de tentar engravidar."

     d) A recomendação, estende-se também aos homens que devem tomar cuidados caso apresentem sintomas do vírus. - Certo: "Para homens com sintomas, essa espera deve ser de ao menos seis meses."

     e) Em lugar da proibição, a CDS acredita que a solução para o contágio em locais fora da América Latina e Caribe são campanhas informativas e a discussão intensiva sobre os riscos das doenças.- Errado, a CDS não diz que será a solução, apenas propõe essas campanhas e discussões para diminuição dos casos "a CDS afirmou que agências de saúde devem discutir os riscos da doença, prevenção do contágio e informação sobre métodos contraceptivos."

  • Quanto a dúvida na alternativa C, posso dizer que o texto ("É verdade que o texto afirma que") não afirma que "Após detectada a existência do vírus zika no organismo, a mulher deve esperar 8 semanas para engravidar". QUEM FAZ ESSA AFIRMAÇÃO É O CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças). 

    Sendo assim, é certo que o texto indica ser recomendado aos homens " tomar cuidados caso apresentem sintomas do vírus."

  • Nos Estados Unidos, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) vai além e aconselha as mulheres a esperar ao menos oito semanas após ser acometida ou exposta ao vírus antes de tentar engravidar. Para homens com sintomas, essa espera deve ser de ao menos seis meses.

     

    Perceba que no texto o autor não fala que as mulheres devem esperar pelo diagnóstico da existência ou não do virus no organismos. A CDC fala de prevenção, ou seja, mesmo que a pessoa não tenha certeza, é recomendado tomar certos cuidados. Tais cuidados também são colocados aos homens, o que por sua vez, coloca a ALTERNATIVA D como nosso GABARITO

     

    Bons estudos

  • Sobre o erro da C

    Palavras que restringem ou ampliam o universo tais como: algum, todo, somente, parte, ao menos e etc. Mudam o contexto das sentenças, neste caso restringiu o universo de ''AO MENOS 8 semanas'' que afirma que PELO MENOS 8 semanas deve ser esperado, ou seja, o mínimo oito semanas. A questão C afirma que ''a mulher DEVE esperar 8 semanas'', a palavra deve indica dever, o que indica obrigatoridade, contrariando o que diz o texto que ao restringir o universo desobriga, apenas está sugerindo que este tempo seja esperando facultando menos ou mais.

    Após detectada a existência do vírus zika no organismo, a mulher deve esperar 8 semanas para engravidar.

    O trecho em negrito afirma que ela foi acometida pela doença e em relação a palavra ACOMETIDA no texto etimologicamente falando ela de FATO teria contraido a doença. Esta está de acordo com o texto.

    Bons estudos!