SóProvas


ID
1954003
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em casos de meningite necessita-se de um isolamento do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Isolamento respiratório para gotículas > 5u:

    1. Quarto privativo ou coorte de pacientes com o mesmo agente etiológico. Distância mínima entre dois pacientes > 1 metro. A porta pode permanecer aberta.

    2. Máscara se houver aproximação ao paciente, numa distancia

    3. Transporte dos pacientes deve ser limitado ao mínimo indispensável. Quando for necessário, o paciente deve usar máscara

  • A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não-infecciosos (ex: traumatismo). As Meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.

    O isolamento no caso de meningite é indicado somente nas primeiras 24 horas após o início do tratamento antimicrobiano adequado com isolamento respiratório.

    O paciente deve ficar em quarto privativo com a porta fechada, utilizar a precaução padrão, uso de máscara, evitar transporte do paciente.

    As alternativas que trazem formas de isolamento é somente a letra B e a letra E, as demais sequer são formas de isolamento existente.

    Gabarito do Professor: Latra B


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/ih/projeto/doc/ih16_bmr_manual_precaucoes.pdf


  • COMPLEMENTANDO.


    Precaução respiratória 

    São indicadas para pacientes portadores de microrganismos transmitidos por gotículas de tamanho superior a 5 microns, que podem ser geradas durante tosse, espirro, conversação ou realização de diversos procedimentos. (Exemplo: coqueluche, difteria, streptococos pneumoiae, neisseria meningitides e caxumba).


    Estas precauções consistem em: 

    1. Quarto privativo ou corte de pacientes com o mesmo agente etiológico. A distância mínima entre dois pacientes deve ser de 1 metro. A porta pode permanecer aberta;

    2. Máscara deve ser utilizada se houver aproximação ao paciente, numa distância inferior a um metro. Por questões operacionais, as máscaras podem ser recomendadas para todas as vezes que o profissional entrar no quarto. Devem-se incluir os visitantes e acompanhantes;

    3. O transporte dos pacientes deve ser limitado ao mínimo indispensável e, quando for necessário, o paciente deve usar máscara.