SóProvas


ID
1955107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta relativa aos processos de identificação humana por DNA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D ! DNA mitocondrial difere do DNA nuclear e pode ser obtido de amostras que de outra forma  seriam inacessíveis como como manchas altamente degradadas, saliva, ossos, unhas e fios de cabelo muito comum também em cadáveres altamente degradados . Outra vantagem é que o DNA mitocondrial é herança exclusivamente materna, ou seja, parentes maternos distantes podem fornecer uma amostra de referência comparativa  

    O DNA mitocondrial (mtDNA) é um marcador genético de interesse nos estudos forenses,especialmente pelo fato de uma única célula possuir mais de 5.000 cópias de mtDNA. A maioria do DNA humano encontra-se no núcleo das células, mais especificamente nos cromossomos, onde está o DNA do pai e da mãe. O mtDNA é de origem extranuclear, e seu genoma circular é encontrado dentro das mitocôndrias (fornecedoras de energia) que estão localizadas no citoplasma das células.

    O mtDNA é um padrão de herança materna, ou seja, a sequência é idêntica para todos os familiares por parte de mãe (herança matrilinear), sendo assim temos identidade com nossos irmãos e parentes próximos pela linhagem materna.

  • a) A técnica da PCR ou reação em cadeia de polimerase é um método que permite analisar todo o genoma de uma célula, com relação à organização estrutural que se baseia no corte do DNA em sítios de reconhecimento das enzimas de restrição. A PCR não utiliza enzimas de restrição e sim primers e vai amplificar seguências específicas para esses primers e não todo o genoma.

    b) A técnica southern-blot possibilita a análise de uma região específica do DNA, por meio de amplificação bioquímica ou molecular de uma sequência alvo, capaz de gerar um grande número de cópias em ciclos repetidos. Uma das desvantagens para utilização dessa técnica é justamente não amplificar o DNA, o que requer uma quantidade de amostra muito grande.

    c) Em virtude dos números de polimorfismos existentes nos seres humanos, cada indivíduo é geneticamente único. Poderia estar correta, mas existem os gêmeos monozigoticos, o que eu acredito que tenha invalidado esse item.

    d) O DNA contido nas mitocôndrias é apenas de origem materna. Sim, um dos conceitos mais simples de Biologia: Na fecundação apenas o nícleo e algumas proteínas do flagelo penetram o ovócito, logo todas as estruturas citoplasmáticas (como as organelas) são de origem materna.

    e) Os processos de identificação por meio do DNA por técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism) substituíram os antigos processos que utilizavam os STR (Short Tandem Repeats). O inverso. STR apresenta vantagens em relação ao RFLP e por isso é hoje amplamente utilizado.

  • Qual a fonte para estudar essa parte de genética forense?

  • Os polimorfismos  são responsáveis pela diversidade humana. Os gêmeos não são geneticamente idênticos, senão, seriam clones e não gêmeos. Não vi erro na letra C, embora considero completamente correta a alternativa D.

     

    GABARITO C e D (kkkkkkkkkkkkkk)

  • Kamila Gomes: Estude a técnica de PCR, Dna recombinante, Northern e Southern blot.

  • Segundo Hércules, “A mitocôndria possui moléculas próprias de DNA extracelular, provenientes de linhagem exclusivamente materna." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 80

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • Paula Vicente, os gêmeos monozigóticos ou idênticos são os ditos clones naturais. Eles são geneticamente idênticos, o que está descrito em qualquer livro de genética, como o Griffiths e o Pierce. No entanto, o que diferencia um indivíduo do outro, mesmo os gêmeos idênticos, são os fatores ambientais, bem como as diferenças epigenéticas.

  • Banca cespe não pode mais cobrar isso! hahaha

    Embora amplamente difundido ainda literatura a origem exclusivamente materna do mtDNA, estudos recentes indicam (pasmem) que este tbm possa apresentar origem biparental...

    Segue o estudo: https://www.pnas.org/content/115/51/13039

    Sorte que esse estudo saiu em 2018, senão a questão caberia recurso rs

  • Gêmeos, mesmo idênticos, não sofrem mutações ao longo da vida que fazem o genoma de um ser diferente do outro? Mesmo as mutações em regiões não codificantes?