SóProvas


ID
1955128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

No método papiloscópico de identificação,

Alternativas
Comentários
  • Letra "A" - Muito pelo contrário, uma das poucas diferenças entre gêmeos univitelinos são as impressões digitais, até o DNA é o mesmo;

     

    Letra "B" - Linhagem familiar não é traçada a partir da pailoscopia, até pq as impressões digitais não seguem um padrão familiar, para tanto usa-se o DNA;

     

    Letra "C" - Segundo o Professo Roberto Blanco, é o melhor e mais seguro meio de identificação humano;

     

    Letra "D" - Uma das principais caracteristicas das impressões digitais é a classificabilidade (seguindo uma metodologia de arquivamento, há facilidade e rapidez na busca de registros), ao lado da perenidade (resistem à ação do tempo), unicidade (específico de cada indivíduo), praticabilidade (não é um processo de identificação complexo e demorado), imutabilidade (são características que não mudam com o passar dos anos e o envelhecimento).

     

    Letra "E" -  Na realidade as impressões digitais tem a característica da imutabilidade, são características que não mudam com o passar dos anos e o envelhecimento.

     

    FONTE: Caderno Roberto Blanco e Resumo de Med. Legal, vol. 41, Wilson Luiz Palermo, editora Juspodivm

  • cabe mencionar

    Como indicado muito bem por Ashbaugh no texto “Ridgeology”, há três estágios no processo da identificação. São: análise, comparação, e avaliação. A impressão latente é analisada para determinação da área de onde a impressão pode ter vindo, das minúcias presentes, e da visibilidade dessas minúcias. A impressão latente é comparada então com o exemplar padrão. Neste tempo as similaridades ou as diferenças entre a impressão latente (questionada) e a impressão padrão são avaliadas para estabelecer uma positivação ou uma eliminação.

     

  • Complementando:

     

    Gêmeos univitelinos apesar de possuírem o mesmo DNA, não possuem a mesma impressão digital- os gêmeos univitelinos são fecundados por um único óvulo e um único espermatozoide, que posteriormente se dividirão em dois embriões, apresentando o mesmo material genético e mesmo assim com impressões digitais diferentes. Isso acontece porque o que define o formato da impressão digital não é o código genético da pessoa, e sim o contato dos dedos dos fetos com o ambiente intra-uterino. Como os bebês ficam em posições diferentes dentro do útero da mãe, seus dedos entrarão em contato com áreas diferentes, formando impressões digitais diferentes.

     

    Fonte: http://diariodebiologia.com/2015/01/se-os-gemeos-univitelinos-tem-o-mesmo-dna-por-que-as-impressoes-digitais-sao-diferentes/

  • e) as impressões digitais, por serem resultantes de fenômenos biológicos, são consideradas mutáveis ao longo da vida. ERRADO As digitais, a partir do 6º mês de gestação, já estão desenvolvidas e são imutáveis mesmo após a morte, até o perecimento da derme. A digital
    apresenta características únicas para cada individuo, além de praticidade e possibilidade de classificação.

     

     
  • "No sistema de Vucetich, o arquivamento é do tipo decadactilar, ou seja, são utilizadas as impressões dos dez dedos das mãos do indivíduo para a classificação e arquivamento." 

     

     

    Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/classifica.html

  • A) INCORRETO- Destaca-se que mesmo em gêmeos idênticos univitelinos, há estudos que demonstram que seu DNA não é idêntico como um todo. Além disso, não há como haver a mesma impressão digital em tais indivíduos, tem em vista que as impressões digitais são decorrentes do contato do feto em uma determinada localidade na barriga da mãe com o líquido amniótico. Assim, como os fetos estão em posições diferentes, suas digitais serão diferentes.

    B) INCORRETO- Não há essa relação no tocante à datiloscopia, mas sim com relação ao DNA. Ver letra D.

    C) CORRETO- constitui importante método de identificação criminal

    D)INCORRETO- Segundo Genival de França, “os fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para Um método de identificação ser considerado aceitável são: Unicidade. Também chamado de individualidade/exclusividade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo sob análise. Imutabilidade. São as características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo. Perenidade. capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem ao longo da vida, e até após a morte. Exemplo: esqueleto. Praticabilidade. processo que não seja complexo, seja na obtenção, seja no registro dos caracteres. Classificabilidade. é indispensável o uso da metodologia no arquivamento, bem como rapidez e facilidade na busca dos registros”. FRANÇA, G.V. Fundamentos de Medicina Legal. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. Cap.14, p. 355-356.

    Dica: Fundamentos biológicos- PIU (lembre-se do som de um pássaro)- Perenidade, Imutabilidade, Unicidade Fundamentos técnicos- PC (lembre-se do PC de um computador)- Praticabilidade, Classificabilidade.

    E)INCORRETO- Ver letra D

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Mnemônico:

    Quando passar no concurso minhas impressões digitais estarão numa PICk-UP!  

     

    Características das impressões digitais: 

    praticabilidade (o processo de identificação não é complexo e demorado), 

    imutabilidade (as características não mudam com o passar dos anos e o envelhecimento),

    classificabilidade (a busca de registros é fácil e rápida quando se segue uma metodologia de

    arquivamento),

    unicidade (é única em cada indivíduo), 

    perenidade (permanece, resiste à ação do tempo).