-
Achei estranho a palavra 'sucção" por isso não marquei a letra A.
-
Nos chamados alto explosivos (high explosive) onde, de forma geral, observamos a velocidade de queima na detonação superior a 1000m/s, temos ondas positivas (pressão) e onda negativas (sucção).
A onda positiva (pressão) acontece imediatamente após a detonação do alto explosivo, formando-se nesse momento, por frações de segundo, um vácuo no epicentro da explosão pelo deslocamento do ar.
A onda negativa (sucção) atuará nesse segundo momento quando esse vácuo será prontamente preenchido pelo ar atmosférico que ira 'sugar' o que estiver ao seu alcance, a depender evidentemente da massa do objeto e da potência da explosão.
-
Existem três tipos de lesões:
1- BLAST PRIMÁRIO: é o fogo e a pressão muito intensa(lesões provocadas: grandes queimaduras em quem estiver bem próximo da explosão)
2- BLAST SECUNDÁRIO: são estilhaços lançados pelo centro da explosão(lesões provocadas: não são atingidos pelo fogo mas pelos fragmentos metálicos, vidros, madeiras e até pedaços de corpos humanos lançados)
3- BLAST TERCIÁRIO: É a onda de choque que atinge a pessoa projetando-a no chão ou contra algum anteparo.(lesões provocadas:lesões pela ação contundente das quedas, impactos contra muros, etc)
Fonte: BLANCO
-
a) Lesões produzidas por artefatos explosivos podem ser causadas por dois mecanismos: ação mecânica provocada pelo material dos artefatos e pelos escombros, e síndrome explosiva (blast injury), decorrente das ondas de pressão e sucção.CERTO
b) Os pulmões são os órgãos que melhor suportam as ondas de expansão da síndrome explosiva. ERRADO - É o coração
c)Vítimas fatais da síndrome explosiva sempre apresentam lesões externas, mesmo nos casos em que tenha ocorrido apenas ação da onda explosiva . ERRADO - Podem apresentar somente lesões internas, principalmente os pulmões, estômago, intestinos, baço, rins e fígado.
d) A síndrome explosiva geralmente é mais grave em locais abertos do que em locais fechados. ERRADO - Locais fechados é mais grave.
e)Entre os diversos órgãos afetados por uma expansão gasosa, os olhos são os que apresentam maior frequência de lesões (blast ocular). ERRADO - menor freuência.
-
LETRA A) CORRETA- As lesões provocadas pela ação mecânica da explosão estão representadas por ferimentos, mutilações e fraturas, os quais são produzidos quase exclusivamente pelos escombros das estruturas atingidas, variando, é claro, com o grau de intensidade do explosivo e da distância que se encontra a vítima. A região do corpo também varia muito, pois depende da forma do artefato usado. Se é cartabomba, por exemplo, as regiões mais atingidas são as mãos e a face. Se é na modalidade mina, os pés são os mais atingidos.
LETRA B) INCORRETA- A “blast” pulmonar é também muito comum e apresenta-se com hemorragia capilar difusa dos lobos médio e inferiores e equimoses subpleurais, e suas vítimas têm escarros hemoptoicos. Os alvéolos ficam distendidos e rotos, podendo os pulmões apresentarem impressões costais na sua superfície. (...)O coração é o órgão que suporta melhor as ondas de expansão da blast injury.
LETRA C) INCORRETA- A necropsia das vítimas da blast injury, em casos nos quais houve apenas a ação da onda explosiva, pode não mostrar nenhuma lesão externa e tão só lesões internas, caracterizadas pelos danos graves em órgãos internos, principalmente pulmões, estômago, intestinos, baço, rins e fígado.
LETRA D) INCORRETA- A blast injury é um conjunto de manifestações violentas e produzida pela expansão gasosa de uma explosão potente, acompanhada de uma onda de pressão ou de choque que se desloca brusca e rapidamente em uma velocidade muito grande, a pouca distância da vítima e, mais grave, em locais fechados.
LETRA E) INCORRETA- A “blast” ocular, de menor frequência, caracteriza-se pela hemorragia do vítreo, equimose subconjuntival intensa e cegueira definitiva ou temporária.
Fonte: FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 244 e 245
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Essa questão não tem resposta certa, pois a letra A também está errada. São três os mecanismos de lesões e não dois.
“Blast”
É o nome dado a uma onda de energia gerada por uma explosão, podendo ser aéreo, aquático ou terrestre.
Blast primário é o centro da explosão, a explosão em si e atinge aqueles que estão próximo, normalmente culminando na morte por queimaduras.
Blast secundário são os fragmentos/estilhaços (madeira, mental, pedras, pedaços de corpos) que são lançados pela força da explosão e que atingem pessoas que estão um pouco mais distantes.
Blast terciário é a onda causada pela força da explosão que faz com que pessoas sejam arremessadas ao chão, causando lesões com a queda.
e não dois.
-
A alternativa E não poderia ser correta, pois a primeira reação instintiva do ser humano é fechar os olhos diante de uma situação como uma explosão. Por eliminação, correta A.
-
A) CERTO. As lesões produzidas por artefatos explosivos podem ser causadas por dois mecanismos: ação mecânica provocada pelo material dos artefatos e pelos escombros, e síndrome explosiva (blast injury), decorrente das ondas de pressão e sucção.
B) ERRADA. O coração é o órgão que melhor suporta as ondas de expansão da síndrome explosiva. Já o blast pulmonar é bastante comum e os álveolos se rompem, gerando equimoses subpleurais e hemorragias difusas.
C) ERRADA. A vítima atingida apenas pelos efeitos da onda explosiva pode ter somente lesões internas com graves danos nos órgãos.
D) ERRADA. A síndrome explosiva geralmente é mais grave em locais fechados.
E) ERRADA. O blast ocular é o mais raro: causa cegueira, hemorragia e equimose subconjuntival intensa. A lesão mais frequente é causada pela blast auditiva, em que há ruptura dos tímpanos e, se benigna, a surdez será passageira.
Fonte: Genival Veloso
-
Errei porque tinha uma lembrança que existiam 3 mecanismos de ação em mortes por explosão (blast primário, secundário e terciário). Às vezes o conhecimento mais aprofundado atrapalha em vez de ajudar