Gabarito: Alternativa E
Características Gerais das Asfixias Mecânicas:
Características que podem originar um diagnóstico se verificadas em conjunto. No entanto, os sinais verificados não são constantes, tampouco patognomônico. Em outras palavras, as características são abundantes e variáveis, sendo divididas de acordo com a situação, em internas e externas.
Sinais internos:
- Equimoses viscerais (ou Manchas de Tardieu): Equimoses puntiformes dos pulmões e do coração. São pequenas e localizam-se geralmente sobre a pleura visceral, no pericárdio, no pericrânio e, em crianças, no timo. São manchas de tonalidade violácea, de número variável, esparsas ou em aglomerações. São mais comuns na infância e na adolescência.
- Aspectos do sangue: Tonalidade do sangue negra, exceto quando a morte se deu por monóxido de carbono, na qual a tonalidade será acarminado. Não é encontrado no coração coágulos cruóricos (negros) ou fibrinosos (brancos) e a fluidez, embora de alto valor do diagnóstico, não constitui sinal patognomônico.
- Congestão polivisceral: Os órgãos que se apresentam mais congestos são o fígado e o mesentério, sendo que o baço, na maioria das vezes, se mostra com pouco sangue devido as suas contrações durante a asfixia (Sinal de Étienne Martin). (ALTERNATIVA E)
- Distensão e edema dos pulmões: Presença de quantidade relativa de sangue líquido espumoso nos pulmões.
Sinais externos:
- Manchas de hipóstase: Precoces, abundantes e de tonalidade escura, variando essa tonalidade, nas asfixias por monóxido de carbono.
- Congestão da face: Sinal constante e frequente em tipos especiais de asfixia, especialmente na compressão torácica, ocasionando a máscara equimótica da face, por estase mecânica da veia cava superior.
- Equimoses da pele e das mucosas: Arredondadas e de pequenas dimensões, formando agrupamentos em determinadas regiões, principalmente na face, no tórax e pescoço, tomando tonalidade mais escura nas áreas de declive. As equimoses das mucosas são encontradas mais frequentemente na conjuntiva palpebral e ocular, nos lábios e, mais raramente, na mucosa nasal.
- Fenômenos cadavéricos: Livores de decúbito mais extensos, escuros e precoces. O esfriamento do cadáver se verifica em proporção mais lenta; a rigidez cadavérica, ainda que mais lenta, mostra-se intensa e prolongada e a putrefação é muito mais precoce mais acelerada que nas demais causas de morte.
- Cogumelo de espuma: Formado por uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas que continua pelas vias aéreas inferiores.
- Projeção da língua e exoftalmia: Verificados comumente nas asfixias mecânicas. No entanto, podem ser verificados os sinais em cadáveres por causa diversa.
Fonte: http://marianareina.jusbrasil.com.br/artigos/151861493/as-asfixias-mecanicas-ou-medico-legais