SóProvas


ID
1955173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um empregado de uma fábrica sofreu um choque de alta tensão ao fazer o reparo de equipamento ligado à rede de energia, com óbito imediato. Outro empregado, ao tentar socorrer o colega, também recebeu uma descarga elétrica, sofrendo lesões não letais.

A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gab B

    A lesão mais simples é conhecida por marca elétrica de Jellinek (forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor e asséptica).
    As queimaduras elétricas são resultantes do calor de uma corrente.

    A metalização elétrica (destacamento da pele, com fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos).

  • FULMINAÇÃO: quando age letalmente,

    FULGURAÇÃO: quando provoca apenas lesões corporais

    Sinal de Lichtenberg: As lesões externas tomam aspecto arboriforme, procedente de fenômenos vasomotores.

    Na fulguração, as lesões podem ser por queimaduras ou por alterações funcionais dos órgãos como coração, pulmão e cérebro. É o chamado efeito Joule.

    ELETROPLESSÃO: A eletricidade industrial é a produzida pelo homem e tem como ação uma síndrome chamada eletroplessão.

    São assim chamadas todas as formas de lesões causadas por eletricidade industrial, com ou sem morte.

    Marca elétrica de Jellinek: é a lesão mais típica embora nem sempre presente. Constitui-se numa lesão circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização.

  • Qual o erro da A

  • Sinal de LICHTEMBERG --> eletricidade NATURAL

    Sinal de JELLINEK --> eletricidade INDUSTRIAL

  • A marca elétrica é diferente da queimadura elétrica. A primeira representa a porta de entrada da corrente elétrica, podendo até estar ausente. A segunda representa o resultado do calor de uma corrente elétrica; tem a forma de escara escura, com bordas nítidas, sem área de congestão ou flictenas.

  • Complementando comentário do Alan Machado

    Existem autores que classificam diferentemente as lesões industriais - eletroplessão - lesão não letal, e eletrocução - lesão letal

  • Gabarito errado. Não é obrigatória a existencia da Marca elétrica de Jellinek. Portanto, a alternativa A também está correta.

    Cespe sendo cespe...

  • Desde quando a queimadura elétrica de Jellineck tem que estarrumar presente?

  • Parece que o FRANÇA não é o melhor livro para concursos, muinto embora, seja o manual de medicina legal mais completo que conheço! Ao menos em materia de lesões por corrente eletrica ele defende em seu manual que marca eletrica (marca de Jellineck) é aquela pouco significativa, podendo até passar despercebida ou estar ausente. Sua ausência não quer dizer que não houve passagem da corrente elétrica. Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França . Parece-me que o cespe não entende dessa forma, bem como a FUNDATEC (Q836277).Parece que o FRANÇA não é o melhor livro para concursos, muinto embora, seja o manual de medicina legal mais completo que conheço! Ao menos em materia de lesões por corrente eletrica ele defende em seu manual que marca eletrica (marca de Jellineck) é aquela pouco significativa, podendo até passar despercebida ou estar ausente. Sua ausência não quer dizer que não houve passagem da corrente elétrica. Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França . Parece-me que o cespe não entende dessa forma, bem como a FUNDATEC (Q836277).

  • PEGADINHA DO MALANDRO....


    A marca elétrica é diferente da queimadura elétrica. A primeira representa exclusivamente a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pouco significativa, podendo até passar despercebida ou estar ausente. Sua ausência não quer dizer que não houve passagem da corrente

    elétrica. As queimaduras elétricas são resultantes do calor de uma corrente, têm a forma de escara pardacenta ou escura, apergaminhada, bordas nítidas, sem área de congestão, nem tampouco presença de flictenas. Há também lesões muito graves que vão desde a amputação de membros até secção completa do corpo


    Medicina-Legal-2017-Genival-Veloso-de-França

  • A metalização refere-se à imantação de metais produzida pela corrente elétrica, que desaparece após 24 horas- METALIZAÇÃO ELÉTRICA É UM FERIMENTO SUPERFICIAL.

    Segundo FRANÇA: “metalização elétrica, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos. Podem surgir também os salpicos metálicos, caracterizados pela incrustação de pequenas partículas de metal distribuídas de forma dispersa. E, finalmente, pelas pigmentações que se originam da impregnação de minúsculas partículas metálicas que se desprendem do condutor- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 310

    ELETRICIDADE NATURAL Quando atinge letalmente o ser humano- FULMINAÇÃO; Quando provoca apenas lesões corporais- FULGURAÇÃO SINAL DE LICHTEMBERG- sinal provocado pela ação de eletricidade natural. Apresenta aspecto arboriforme ou de samambaia.

    ELETRICIDADE INDUSTRIAL (ELETROPLESSÃO) SINAL DE JELLINEK- sinal específico da lesão provocado por eletricidade industrial; é uma forma especial de queimadura.

    LESÕES PRODUZIDAS POR CORRENTES DE BAIXA, MÉDIA E ALTA TENSÃO:

    - BAIXA TENSÃO- ABAIXO DE 120 V- Fibrilação ventricular, parada cardíaca. Caso venha a óbito será o eletrocutado BRANCO (AUSÊNCIA DE SINAIS INDICATIVOS DA MORTE)
    - MÉDIA TENSÃO- ENTRE 120 V e 1200V- Há tetanização respiratória (provoca asfixia). Chama-se ELETROCUTADO AZUL
    - ALTA TENSÃO:- ACIMA DE 1200 V- morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória, parada respiratória central.

    II- Se a corrente passa pelo TRONCO ENCEFÁLICO – morte por parada respiratória CENTRAL Se a corrente passa pelo TRONCO - morte por parada respiratória PERIFÉRICA

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • Vanrel afirma q a Marca E . de Jellinek sempre está pesente .Na pele ou na mucosa, e que por vezes é necessário procurar com o auxílio de uma lupa.

  • Partículas da fusão no segundo empregado? Como?

  • Alternativa A está 100% correta. Caberia recurso. A marca elétrica de jellinek -->pode<-- estar ausente. Não é obrigatário a presença dela. Como muitos sinais de doenças descristo na medicina podem estar presentes ou não. 

  • Marca Elétrica é diferente de QUEIMADURA elétrica!

  • A questão está muito mal elaborada

  • quem marcou a letra A e quem não marcou a letra A, nao vai acertar e nem errar, vai todo mundo errar! DILMA A EXAMINADORA
  • Gabarito: B

    A metalização refere-se à imantação de metais produzida pela corrente elétrica, que desaparece após 24 horas- METALIZAÇÃO ELÉTRICA É UM FERIMENTO SUPERFICIAL.

    Segundo FRANÇA: “metalização elétrica, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos. Podem surgir também os salpicos metálicos, caracterizados pela incrustação de pequenas partículas de metal distribuídas de forma dispersa. E, finalmente, pelas pigmentações que se originam da impregnação de minúsculas partículas metálicas que se desprendem do condutor.

    Sobre a alternativa A, FRANÇA faz a distinção entre queimadura e marca elétrica:

    "A marca elétrica é diferente da queimadura elétrica. A primeira representa exclusivamente a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pouco significativa, podendo até passar despercebida ou estar ausente. Sua ausência não quer dizer que não houve passagem da corrente elétrica. As queimaduras elétricas são resultantes do calor de uma corrente, têm a forma de escara pardacenta ou escura, apergaminhada, bordas nítidas, sem área de congestão, nem tampouco presença de flictenas. Há também lesões muito graves que vão desde a amputação de membros até secção completa do corpo.

    O corte histológico de uma marca elétrica mostra destacamento da epiderme, células da camada basal e espinhosa com núcleos retraídos ou vacuolizados, estiramento das células poliédricas mais profundas, configurando-se em feixes de pelos. Isto vem a ser uma lesão típica."

    FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015.

  • França dispõe explicitamente que a marca elétrica de Jellinek nem sempre está presente.

  • ü ELETRICIDADE: é uma energia física capaz de se transformar em calor ao passar pelo corpo, produzindo queimaduras, podendo levar a morte. Condições como a espessura da pele, umidade, resistência a corrente elétrica vão determinar o grau das lesões.

    A eletricidade natural ou atmosférica, agindo letalmente no homem, se o individuo vier a falecer, ocorre a FULMINAÇÃO. Ex. RAIO. Se ocorre apenas uma lesão, ocorre a FULGURAÇÃO.

    As lesões externas tomam forma arborifome, conhecida como SINAIS DE LICHTENBERG, procedente de vasomotores, podendo desaparecer caso a pessoa sobreviva. E podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, fraturas ósseas e etc.

    A morte pelo efeito de eletricidade atmosférica se da por inibição direta dos centros nervosos por paralisia respiratória e asfixia. Em outros casos predomina os efeitos cardíacos como fibrilação ventricular. Segundo FRANÇA, podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, rupturas de vasos de grosso calibre e até do coração; fraturas osseas, congestão e hemorragia dos globos oculares; congestão polivisceral, fluidez do sangue, distensão dos pulmões e equimoses subpleurais e subpericárdica.

    As lesões mais intensas são os locais de entrada e saída da corrente elétrica (cabeça, tórax, pés).

    A eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, letais ou não, denominadas ELETROPLESSÃO, frequentemente ocasionadas por defeitos de instalações (campainhas, telefones, chuveiro elétrico), mau isolamento de fios condutores, imperícia ou negligencia da vitima. A ELETROCUSSÃO é a descarga letal.

    As lesões da eletricidade artificial variam de acordo com a corrente, alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é a marca elétrica de JELLINEK (não são produzidas por arco voltaico que são centelhas ou faíscas de intensa luminosidade), embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão na pele de forma circular, elíptica ou estrelada, consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar a forma do condutor elétrico. 

    Metalização elétrica (causado por energia elétrica) é o destacamento da pele, com fundo da lesão impregnado de partículas de fusão e vaporização dos condutores elétricos. Aqui surgem os salpicos metálicos, caracterizados pela incrustação de pequenas partículas de metal que são impregnas de forma diversa. 

  • Gabarito: B

    A) A queimadura elétrica de Jellinek, que representa a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pode estar ausente em ambos os empregados.

    ERRADO. A alternativa é confusa, cabendo recurso. Existem autores que diferenciam marca elétrica de queimadura elétrica, assim a questão estaria errada. Repare que a questão estaria errada por dizer que a queimadura é a porta de entrada e não por dizer que a queimadura pode estar ausente. Vamos distinguir abaixo:

    • Marca elétrica é a porta de entrada da corrente elétrica num corpo, pode estar ausente.
    • Queimadura elétrica é o resultado do calor gerado pela corrente elétrica ao passar pelo corpo (que é uma resistência).

    Por fim, vejamos:

    • Para França, marca elétrica é uma coisa e queimadura é outra.
    • Para Hygino, marca elétrica é um tipo de queimadura, pois ambas são causadas pelo efeito Joule.

    B) A metalização elétrica pode estar presente em ambos os empregados, caracterizando-se pelo destacamento da pele e pela presença de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos no fundo da lesão.

    CERTO. A metalização elétrica é caracterizada pelo descolamento da pele, com depósito de partículas do condutor na depressão da lesão que fica na pele da vítima. A alternativa esta correta porque usa o termo pode. Mas deveria constar no enunciado que os dois tiveram contato com um condutor metálico.

    C) Se a corrente elétrica fosse de baixa voltagem, é correto afirmar que as lesões do primeiro empregado a sofrer o choque seriam não letais.

    ERRADO. Não é possível afirmar que correntes elétricas de baixa voltagem não são letais. Afinal, mesmo correntes de baixa voltagem (menores que 120 volts) podem gerar parada cardíaca.

    D) Ambos os empregados sofreram fulminação.

    ERRADO. Fulminação, é a ação da eletricidade NATURAL que causa morte (Ex: Raio). Lembrem também que existe a FULGURAÇÃO, que é a ação da eletricidade natural que causa lesão corporal.

    E) O sinal de Lichtenberg - lesões externas com aspecto arboriforme — estará presente no corpo do empregado que faleceu.

    ERRADO. O sinal de Lichtenberg está associado à ação de fontes elétricas naturais (Ex: Raio). Lembrando que, além de ser arboriforme, esse sinal também é temporário. Isso, porque o sinal é resultado da vasodilatação causada pela corrente elétrica. Após cessar a passagem da corrente, e desde que a vítima sobreviva, o sinal desaparece em aproximadamente 24h.

  • Sobre a alternativa A)

    MARCA ELÉTRICA QUEIMADURA ELÉTRICA

  • Se o segundo empregado, aquele que foi ajudar o primeiro, tinha lesões, então poderíamos desconsiderar a alternativa A, que diz: ..."A queimadura elétrica de Jellinek, que representa a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pode estar AUSENTE em ambos os empregados."

    Não pode estar ausente, porque o segundo empregado definitivamente TEVE lesão.

    Questão mal formulada. Fui na mais óbvia.

  • o que me fez não marcar a letra A foi o próprio enunciado "Outro empregado, ao tentar socorrer o colega, também recebeu uma descarga elétrica, sofrendo lesões não letais", e na alternativa consta "A queimadura elétrica de Jellinek, que representa a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pode estar ausente em ambos os empregados." Entendi que o funcionário teria necessariamente marcas de jellinek como lesão.

  • Marca elétrica de Jellinek

    • Decorrente de eletricidade artificial ou industrial (eletroplessão e eletrocussão)
    • Lesão mais típica presente nesse caso
    • Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico
    • Nem sempre está presente
    • Representa a porta de entrada da corrente elétrica
    • As marcas produzidas pelas descargas elétricas no corpo são ocasionadas pelo efeito Joule
    • É uma marca elétrica e não uma queimadura elétrica
    • Trata-se de uma reação vital do organismo

    Fonte: meus resumos