SóProvas


ID
1955176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O cadáver de um homem foi encontrado em via pública, com numerosas lesões semelhantes localizadas no abdômen, no tórax, nas mãos e nos antebraços. Havia um furador de gelo encravado na região peitoral, e, durante a necropsia, o legista concluiu que as lesões foram causadas por aquele instrumento.

Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    LESÕES PUNCTÓRIAS

    Produzidas por instrumentos perfurantes.

    Embora circulares, podem ser deformadas pelas linhas de força das fibras elásticas e musculares subcutâneas (ferida oval, triangular, em seta, em quadrilátero), seguindo as Leis de Filhos e Langer, que não se cumprem no cadáver mas apenas no vivo.

     

    LEIS DE FILHOS E LANGER

    Primeira lei de Filhos: As soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumentos de 2 gumes ou tomam a aparência de casa de botão.

     

    Segunda lei de Filhos: Quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção.

     

    Lei de Langer: Na confluência de regiões de linhas de forças diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, triângulo ou quadrilátero

  • a) ERRADO - tem sempre a mesma direção numa mesma região do corpo (2ª LEI DE FILHOS ou LEI DO PARALELISMO DE FILHOS).

    b) ERRADO - nos pontos de encontro de linhas de força da pele, podem ter forma diferente, bizarra. Mas a segunda parte está correta, uma vez que isso é uma das situações que diferenciam a ferida provocada por instrumento perfurante de médio calibre da ferida incisa.

    c) ERRADO - a profundidade varia de acordo com o grau de penetração da haste. Pode ser igual, maior ou menor do que ela.

    d) CERTO - O aspecto das lesões é semelhante ao das produzidas por instrumentos perfurocortantes de dois gumes (1ª LEI DE FILHOS OU LEI DA SEMELHANÇA DE FILHOS).

    e) ERRADO - a ponta do instrumento atua por pressão e vai afastando as fibras do tecido à medida que se faz a penetração da haste. Há nítido predomínio da profundidade, uma vez que o instrumento perfura o corpo.

     

    Fonte: Hygino Hercules.

  • c) A profundidade das lesões é sempre menor ou igual ao comprimento da haste do instrumento, independentemente da região atingida. 

     

    Ferimento em “acordeão ou sanfona de Lacassagne”

    O ferimento em “acordeão” ou “sanfona” de Lacassagne é o ferimento causado com arma pequena , mas com o trajeto longo, produzido com violência pelo homicida e que comprime a parede abdominal. 

     

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/79/Lesoes

  • Segundo Genival, “feridas punctiformes ou punctórias [...]Quando o instrumento perfurante é de médio calibre, a forma das lesões assume aspecto diferente, obedecendo às leis de Filhos (Edouard Filhos) [...]: a) primeira lei de Filhos: as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumento de dois gumes ou tomam a aparência de “casa de botão"; b) segunda lei de Filhos: quando essas feridas se mostram em uma mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção [...]."Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 221 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • A. 2ª Lei de Filhos - paralelismo – lesões são alongadas na direção das linhas de força.

    B. Lei de Langer – lesões são em forma de Estrela, Ponta de Seta, Irregular, Estrelada, devido a confluência das linhas de força em

    direções diversas em determinados locais, que puxam as bordas do ferimento

    C. Ferida em Sanfona ou Acordeom de Lacassagne – quando ocorre em área depressível do corpo

    D. 1ª Leis de Filhos – semelhança – semelhante a lesão causada por instrumento de 02 gumes

  • Muito bom, obrigado