-
em relação a letra B, trajeto é o segmento percorrido pelo projétil no interior de um corpo. E na letra C se refere por exemplo armas com sistema de funcionamento automático enquanto o operador mantiver a tecla do gatilho pressionada onde pode haver penetração de vários projéteis em uma única entrada, então nem sempre causaria vários ferimentos.
gabarito D.
-
Cuidado! O erro da alternativa A) não é o que o colega acima descreveu
A) Representada pela depressão na pele dos cadáveres causada pela ação mecânica da coluna de gases que segue o projétil, a zona de compressão de gases é observada nos tiros a queima-roupa e detectada até vinte e quatro horas após o disparo.
Esse evento é realmente chamado de zona de compressão de gases, mas só pode ser detectado nos primeiros instantes após o disparo.
E) o erro está em síndromes explosivas
-
ZONA DE COMPRESSÃO DE GASES
– Representada pela depressão na pele dos cadáveres causada pela ação mecânica da coluna de gases que segue o projétil, a ZONA DE COMPRESSÃO DE GASES é observada nos tiros a queima-roupa/curta distância e só pode ser detectado nos primeiros instantes após o disparo. ( NO VIVO E NÃO NO CADÁVER.)
-
CUIDADO com o comentário mais útil, contém um erro crasso, como bem destacado pela Leilane Verga.
Ao contrário do que o colega Emerson Moraes disse, a Zona de Tatuagem (efeito secundário dos tiros a curta distância e à queima-roupa) não sai com a lavagem porque as partículas incombustas de pólvora ficam impregnadas na pele. É um "sinal indiscutível de oríficio de entrada em tiros a curta distância" (França).
E, além disso, não tem a ver com o "fogo" que sai da arma. O contato dos gases superaquecidos com a pele da vítima gera a chamada Zona de Queimadura, reação que "fala sempre em favor de orifício de entrada em deflagração é queima-roupa" (França).
-
A - ERRADA - Por fim, a zona de compressão de gases, vista apenas nos primeiros instantes NO VIVO, é representada pela depressão da pele em virtude da ação mecânica da coluna de gases que segue o projétil nos chamados tiros à queima-roupa.
B - ERRADA - TRAJETÓRIA, e não trajeto.
C - ERRADA - O disparo de projéteis múltiplos PODE PRODUZIR UM OU VÁRIOS FERIMENTOS, com características que dependem da distância do tiro ou dos elementos integrantes da carga.
D - CERTO - Disparo tangencial é aquele que toca a pele sem adentrá-la. Produz lesão em canaleta.
E - ERRADA - não há síndromes explosivas (blast injury). A câmara de mina de Hoffmann aparece em disparos de projéteis de arma de fogo com cano encostado no corpo da vítima, onde haja plano ósseo por baixo da pele desta.
-
Trajetória: é o caminho do projétil a partir da boca do cano até o corpo do indivíduo atingido pelo disparo.
Trajeto: é o caminho do projétil dentro do corpo da vitima
-
A)INCORRETO- a zona de compressão de gases, vista apenas nos primeiros instantes no vivo, é representada pela depressão da pele em virtude da ação mecânica da coluna de gases que segue o projétil nos chamados tiros à queima-roupa. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p 270
B) INCORRETO-Trajeto- É o caminho percorrido pelo projétil no interior do corpo. Quando o ferimento é transfixante, seria teoricamente traçado por uma linha reta, ligando a ferida de entrada à da saída. Pode terminar em fundo cego ou perder-se dentro de uma cavidade. Alguns usam a expressão trajetória para todo o percurso do projétil, desde a sua saída da boca do cano até o local de sua parada final. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.278
C)INCORRETO-Não há como ser feita essa afirmação. Qual a distância, ângulo...?
D)CORRETO- FERIDA EM SEDENHO ou TANGENCIAL- ORLA DE ESCORIAÇÃO TEM FORMA DE FAIXA EXTENSA com a mesma direção do projétil.
E)INCORRETO- BOCA DE MINA OU CÂMARA DE MINA DE HOFFMAN em tiros encostados/apoiados; localiza-se entre a pele e o osso e decorre da expansão dos gases oriundos da queima da pólvora, gerando ruptura do tecido, sendo normalmente, de forma estrelada.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
DIREÇÃO DO TIRO
1) Perpendicular: forma circular/arredondado;
2) Oblíquo/inclinado: forma elíptica/oval;
3) Tangente (tangenciais/RASPÃO): ferida escoriada de bordas irregulares e sem orifício - em CANALETA. Se o contato é superficial - apenas faixa de escoriação, lesão contusa.
OBS: trajetória (estudada desde o momento do disparo do tiro) # trajeto (percurso do projetil da entrada até a possível saída). TrajetO = dentrO; TrejatóriA = forA. Balística interna: dentro do cano; Balística externa: da saída do cano até o alvo (trajetória); Balística terminal: dentro do alvo (trajeto).
-
TrajetóriAR = no ar
Trajeto = no corpo
-
a. Essa compressão de gases se dá de forma imediata.
b. Chama-se trajetória
c. Isso não se traduz numa regra.
d. CORRETA
e. lesão de forma estrelada formada pela expansão de gases nos tiros disparados com o cano da arma encostado à pele quando há osso no plano subjacente. Não tem relação com as síndromes explosivas (blast injury).
FONTE: Curso MEGE.