SóProvas


ID
1955185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca das lesões relacionadas às variações da pressão atmosférica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A) Correta

     

    Letra B) (incorreta) Barotrauma - uma lesão otológica provocada pelo desequilíbrio entre a pressão ambiental e da cavidade do ouvido médio.

    A palavra barotrauma significa que existe uma lesão (trauma) devida uma pressão (baro) que neste caso se dá ao nível do ouvido humano. 

    A regulação desta pressão se dá através de delicado canal de compensação pressórica e de drenagem de secreção conhecido como tuba auditiva ou trompa de Eustáquio e que ao se abrir, pois é um tubo virtual tipo o esôfago, faz com que ocorra uma equalização da pressão entre o ouvido médio e o meio ambiente.

     

    Letra C) (incorreta) Diminuição da pressão atmosférica – altitudes elevadas

    Denominada de “mal das montanhas”, são as perturbações que ocorrem no organismo pela rarefação do ar e consequente hipoxemia, que por sua vez são agravadas pelo esforço físico.

     

    Letra D) (incorreta) Aumento da pressão atmosférica

    Denominado de “mal dos caixões” ou “mal dos escafandristas”, as alterações orgânicas advindas da compressão e intoxicação pelo oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, e da descompressão súbita, responsável pela ocorrência de hemorragia interna e externa e embolias com a morte.

     

    Letra E) (incorreta) O sangue produz mais glóbulos vermelhos de forma compensatória, o que é denominado de poliglobulia das alturas.

  • a) CERTO - Quando os mergulhadores retornam à superfície de forma brusca podem sofrer fenômenos embólicos, que podem desencadear o óbito.

    b) ERRADO - Pode ocorrer em ambientes hipobáricos (exemplo: regiões de altas altitudes) ou em ambientes hiperbáricos (exemplo: nos mergulhos ou em minas de exploração). Além disso, pode ocorrer também em razão descompressão rápida.

    c) ERRADO - a diminuição de pressão pode resultar no chamado "Mal das montanhas".

    d) ERRADO - o aumento da pressão atmosféricas pode resultar no chamado "Mal dos caixões" ou "Mal dos escafandristas".

    e) ERRADO - ocorre um aumento da produção de glóbulos vermelhos no sangue, e não a sua diminuição, a fim de compensar o mal das montanhas.

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) CERTO. À medida que há diminuição da altitude, ocorre aumento na pressão parcial dos gases do ar inspirado, e sua quantidade dissolvida no sangue aumenta na mesma proporção.  Sofrem efeito desse tipo de ação os mergulhadores, escafandristas e outros profissionais que trabalham debaixo d'água ou em túneis subterrâneos. O aumento da pressão atmosférica, ao mesmo tempo que acarreta uma patologia de compressão, caracterizada pela intoxicação por oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, produz também uma patologia de descompressão, proveniente do fenômeno da embolia, consequente à maior concentração dos gases dissolvidos no sangue (principalmente o nitrogênio).

    B) ERRADO. O pulmão não é uma cavidade natural que contém ar.

    C) ERRADO. É o aumento da pressão atmosférica que pode levar à intoxicação por oxigênio, nitrogênio e gás carbônico.

    D) ERRADO. O mal das montanhas pode se apresentar em várias formas clínicas, indo desde a fora clássica (cefaleia) até a doença do Monge (forma crônica). A ocorrência de edema pulmonar, cerebral e outros sintomas mais graves é rara.

    E) ERRADO. A perda dessa adaptação às altas altitudes por parte de seus habitantes (highlanders), leva ao aparecimento de sintomatologia de gravidade variada conforme as condições enfrentadas. Tais perturbações recebem o nome de mal das montanhas (ou doença das montanhas), compensadas pela “poliglobulia das alturas", que se constitui em um considerável aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • a) CORRETO

    Ao retornar para a superfície o mergulhador deve tomar cuidado com a descompressão. Conforme ensina CROCE:

    "A diminuição da pressão atmosférica a responsável pela patogenia de descompressão, mais perigosa por suscetível de desencadear acidentes muito graves, traduzidos por ruptura do tímpano, vertigens, síndrome de Menière, otorragia, epistaxe, dispneia, perturbações passageiras da visão, epigastralgia intensa, hemorragia interna, edema pulmonar, parestesias e até a morte por embolias gasosas formadas pelo nitrogênio anteriormente dissolvido sob pressão no soro sanguíneo.

    Se o mergulhador sobrevive, pode ficar com sequelas graves, como necrose do tecido ósseo consequente a infartos causados no mesmo pelo bloqueio da circulação do sangue pela embolia nitrogenada. Para evitar acidentes, deve o mergulhador retornar lentamente e por etapas programadas à superfície."

    FONTE: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. 1. Medicina legal I. Croce Júnior, Delton. II. Título.

  • (A) CORRETA já! Descrição do que ocorre no caso dos mergulhadores.

    (B) Incorreta! O barotrauma ocorre também em ambiente hiperbárico!

    (C) Incorreta! A diminuição da pressão atmosférica ocasiona o chamado “Mal das Montanhas”.

    (D) Incorreta! Justamente o inverso da alternativa anterior. o aumento da pressão atmosféricas pode resultar no "Mal dos caixões".

    (E) Incorreta! Nesse caso, com a diminuição da pressão atmosférica e rarefação do ar ocorre o aumento da produção de glóbulos vermelhos no sangue, e não a diminuição.

    Gabarito: A

  • erro do item B - O correto seria ambientes hiperbáricos.