SóProvas


ID
1955188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com referência ao estrangulamento, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Letra C) (correta) 

     

    Letra D) (incorreta) 

    Sulco do estrangulamento: horizontalizado, único ou múltiplo, contínuo e uniforme de situada abaixo da cartilagem tireoide, pergaminhado

     

    Sulco do enforcamento: único, oblíquo, ascendente, anteroposterior, descontínuo, de situada acima da cartilagem tireoide, mais profundo na parte central da alça, pergaminhado.

    OBS: no enforcamento incompleto o sulco pode ser mais baixo, horizontalizado e contínuo.

     

    Letra E) (incorreta) O sulco do estrangulamento geralmente está situado abaixo da cartilagem tireoide.

  • Encontradiça no enforcamento e no estrangulamento em que a língua escurecida é projetada além das arcadas dentárias; pode, também, esporadicamente, ocorrer no afogamento, no início da putrefação.

     

    http://profsilvanmedicinalegal.blogspot.com.br/2015/06/aula-7-asfixiologia.html

  • a) ERRADA - equimoses puntiformes nas conjuntivas, no pescoço, na face anterior do tórax e em algumas outras regiões não são fenômenos patognomônicos de estrangulamento. Aparecem em outras modalidades de asfixias, como nos enforcamentos, nos afogamentos, nas esganaduras etc.

     

    b) ERRADO - Na morte por estrangulamento, não há atuação da força do corpo da vítima. Portanto, a alternativa peca quanto a esta afirmação.

     

    c) CERTO - Algumas características das asfixias mecânicas em geral: Têm valor desigual e alguns deles de valor relativo, como as manchas de hipóstase, congestão da face, as equimoses externas e alguns fenômenos cadavéricos atípicos. Outros de valor mais considerável, como o cogumelo de espuma, projeção da língua e exoftalmia (GENIVAL FRANÇA, 2015).


    OBS: não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.

     

    d) ERRADO - Sulco do estrangulamento: quanto mais consistente e duro for o laço, mais constante é o sulco. Pode ser único, duplo ou múltiplo. A direção é diferente do enforcamento, pois se apresenta em sentido horizontal, podendo, no entanto, ser ascendente, como nos casos de homicídio, em que o agente puxa o laço para trás e para cima. Sua profundidade é uniforme e não há descontinuidade, podendo verificar-se a superposição do sulco onde a parte do laço se cruza. São menos pronunciados no suicídio. As bordas do sulco são cianóticas e elevadas, e o leito é deprimido e apergaminhado. Geralmente o sulco está situado por baixo da cartilagem tireóidea. Não é raro se encontrarem nas proximidades do sulco do estrangulamento rastros ou estrias ungueais. Pode ser notado o sinal de Lesser (vesículas sanguinolentas no fundo do sulco) - GENIVAL FRANÇA, 2015.

     

    e) ERRADO - As bordas do sulco são cianóticas e elevadas, e o leito é deprimido e apergaminhado. Geralmente o sulco está situado por baixo da cartilagem tireóidea. Não é raro se encontrarem nas proximidades do sulco do estrangulamento rastros ou estrias ungueais. Pode ser notado o sinal de Lesser (vesículas sanguinolentas no fundo do sulco) - GENIVAL FRANÇA, 2015.

     

  • Segundo Genival, “Nas asfixias mecânicas em geral, existem certos sinais que em conjunto permitem desde logo um diagnóstico [...]Têm valor desigual e alguns deles de valor relativo, como as manchas de hipóstase, congestão da face, as equimoses externas e alguns fenômenos cadavéricos atípicos. Outros de valor mais considerável, como o cogumelo de espuma, projeção da língua e exoftalmia." Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 330

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
  • Não entendi o porquê da letra B está errada, pois de fato o corpo exerce resistência a força ativa de constrição que é a do laço.
  • B - o corpo da vítima, que exerce resistência, e a força constritiva do laço agem (o corpo da vítima e a força constritiva do laço) de forma ativa.

    A questão buscou confundir colocando a oração adjetiva explicativa "que exerce resistência", pois realmente a vítima vai buscar oferecer resistência, mas não há como o corpo agir de forma ativa no estrangulamento.