SóProvas


ID
1955224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da rigidez muscular cadavérica (rigor mortis).

Alternativas
Comentários
  • Como o ATP não está mais disponível após o óbito, actina e miosina II permanecem ligadas, resultando na condição de rigidez dos músculos. Eis aí o mecanismo que leva ao rigor mortis!

    Fonte: http://cienciacontraocrime.blogspot.com.br/2009/06/sobre-rigidez-cadaverica.html

  • A - ERRADA - na morte por afogamento a rigidez cadavérica é precoce.



    B - CORRETAAtualmente, acredita-se que a rigidez cadavérica é resultante de muitos fatores, todos eles decorrentes da supressão de oxigênio celular, indo impedir a formação de ATP (ácido adenosínicotrifosfórico) das modificações da permeabilidade das membranas das células, da formação de actomiosina e da ação da glicólise anaeróbica, com o inevitável acúmulo de ácido láctico.


    C - ERRADA - Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e, finalmente, dos membros inferiores, indo desaparecer pela mesma ordem, principalmente nos cadáveres colocados em decúbito dorsal. A rigidez cadavérica desaparece quando se inicia a putrefação.


    D - ERRADA - a rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou, pela coagulação das albuminas, pela acidificação que se forma depois da morte e, finalmente, pela quebra do sistema coloidal. Dessa forma, a rigidez passa por três fases: período de instalação, período de estabilização e período de dissolução. (OBS: a primeira fase da putrefação é a da coloração. Após, vem a gaseificação, a coliquação e a esqueletização).


    E - ERRADA - Circunstâncias  que seguem a Lei de Nysten: Idade: as crianças e idosos apresentam rigidez precoce e curta; desenvolvimento muscular e estado de nutrição: nos indivíduos atléticos, a rigidez é mais tardia e intensa que nos que possuem uma musculatura débil ou apresentem quadro de desnutrição; Cansaço: a rigidez é precoce e fraca; Causa mortis: nas mortes violentas e repentinas a rigidez é tardia, intensa e duradoura. Ao contrário, nas mortes por enfermidades agudas hipostenizantes, crônicas caquetizantes e que esgotam o sistema muscular, a rigidez é precoce, fraca e curta; Anasarca (edema generalizado) torna mais lenta a instalação da rigidez; Hemorragias: se são intensas levam a uma rigidez precoce, curta e fraca. (http://profalessandraareas.blogspot.com.br/2013/07/tanatologia-forense.html)

     

    FONTE: Genival Veloso de França

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Quando a morte ocorre durante intenso exercício físico, em que havia excesso de consumo do oxigênio muscular, o ATP muscular também era escasso, dificultando a separação do complexo actina-miosona responsável pela rigidez - quanto menor o teor de ATP, maior a intensidade da rigidez muscular, que persiste por mais tempo.

    B) CERTO. A rigidez nada mais é do que uma variante da contração muscular provocada pela escassez de oxigênio nos tecidos. Resulta da diminuição da renovação do ATP após a morte. Nesse momento, os complexos actina-miosina não se desfazem, o que torna o músculo enrijecido na posição em que estava no momento da morte.

    C) ERRADO. A rigidez evolui de modo descendente, iniciando pela nuca até os membros inferiores.

    D) ERRADO. O desaparecimento da rigidez cadavérica coincide com o início da putrefação (começa ela fase de coloração), e se desfaz na mesma ordem da sua instalação.

    E) ERRADO. A intensidade e duração da rigidez variam com condições relacionadas ao cadáver a à causa da morte. Costuma ser pouco intensa, por vezes imperceptível, em recém-nascidos, crianças pequenas e indivíduos idosos ou acometidos por doença consumptiva.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • A) FALSO. "Itenso exercício físico" - ocorreu consumo de ATP*, logo, a rigidez vai ser precoce.

    *Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas; é a molécula que dá energia. A redução do ATP e do oxigênio celular são os principais fatores que explicam a rigidez.

    C) FALSO. A rigidez evolui de modo descendente (crânio-caudal): inicia pela face/ nuca e vai descendo até chegar nos membros inferiores.

    D) FALSO. Coincide com o início da putrefação e se desfaz na mesma ordem.

    E) FALSO. Nesses pacientes, a rigidez é pouco intensa, pouco perceptível.

    Letra B. Gabarito. Embora seja um processo multifatorial, o ATP é o principal responsável pela rigidez.