SóProvas


ID
1955245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação às necropsias brancas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "B"

    Necropsia branca é um termo usado para indicar, em medicina legal, ausência de achados que poderiam explicar a causa da morte. Exemplo: Durante uma necropsia, excepcionalmente pode ocorrer uma situação em que o indivíduo, vítima de morte súbita, não apresente registro de antecedentes patológicos, nem lesões orgânicas evidentes, além de não apresentar manifestações de agressão violenta. Esse fato registra informalmente o que se chama de "necropsia branca" (Alencar e cols. J. Bras. Patol. Med. Lab., vol.46, n.6 , p. 495, 2010).

  • Morte de causa indeterminada ou "necropsia branca" é o caso que mesmo após uma necropsia, podem os peritos ou patologistas não chegar à conclusão da causa mortis.

    MEDICINA LEGAL TEORIA E EXERCÍCIOS
    DELEGADO DE POLÍCIA/PCCE
    PONTO DOS CONCURSOS
    Aula 04PROFESSOR GERALDO MIRANDA
     

  • Há necropsia que podem os peritos ou patologistas não chegar à conclusão da causa mortis. Se os resultados seguem sempre negativos, deverá concluir que no cadáver não se encontraram sinais de violência e a causa da morte não se explica suficientemente no estado atual da nossa ciência. Tal circunstância traduz-se pela suspensão das atividades vitais, sem que antes ou depois da morte encontre-se uma justificativa satisfatória de seu diagnóstico.

    Outro fato determinante de uma “necropsia branca”, também chamada de “necropsia negativa”, é o avançado estado de putrefação do cadáver, alterando suas estruturas, deformando o seu contexto e, às vezes, contendo certas alterações capazes de empanar a verdade pericial ou conduzir a falsos resultados. (Genival Veloso de França)

     

     a) É típica dos cadáveres onde se encontram lesões de defesa. (ERRADA) Lesões de defesa ---> Agressão

     

     

     b) Podem ocorrer em alguns casos de envenenamento. (CORRETA) Algumas substâncias são dificeis de serem encontradas

     

     

     c) Ocorrem com frequência nas mortes resultantes de afogamento.(ERRADA)  Pele anserina, maceração da epiderme, tonalidade mais clara dos livores cadavéricos, cogumelo de espuma etc

     

     

     d) Nunca ocorrem no âmbito da medicina legal. (ERRADA)

     

     

     e)Ocorrem no caso de lesões por substâncias liquefaciantes(ERRADA)  As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles como soda, a potassa e a amônia

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. As causas da morte – do ponto de vista médico – são todas as doenças ou estados mórbidos que produzem ou contribuem com o óbito e todas as consequências provenientes da violência capazes de produzir certos danos letais. No entanto, mesmo após uma necropsia, podem os peritos ou patologistas não chegar à conclusão da causa mortis - é o que chamamos de necropsia branca, ou necropsia negativa. Assim, independe da existência de lesões de defesa, e sim depende de o legista não conseguir definir a causa da morte.

    B) CERTO. A necropsia branca hoje a ser definida como o resultado de pequenas perturbações, que não produzem nenhuma lesão, mas, atuando em determinadas regiões ou órgãos, podem causar a morte inesperada, mesmo que o indivíduo não apresente qualquer antecedente ou alterações patológicas. Assim, é possível que um veneno que não foi detectado possa ter sido o causador da morte, restando inconclusiva a causa morte.

    C) ERRADO. As mortes por afogamento, embora não apresentem nenhum sinal patognomônico, incluem uma diversidade de sinais que podem indicar a morte por afogamento, permitindo que o legista chegue a esse conclusão de causa morte. Assim, não é comum que a morte por afogamento não seja diagnosticada.

    D) ERRADO. Ocorrem no âmbito da medicina-legal, até porque é o próprio legista que, se os resultados seguem sempre negativos, deverá concluir que no cadáver não se encontraram sinais de violência e a causa da morte não se explica suficientemente no estado atual da nossa ciência.

    E) ERRADO. A presença de lesões por substâncias liquefacientes não é o que define a necropsia branca, e sim a ausência de diagnóstico de causa da morte.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • A chamada “necropsia branca”, que é um termo usado para indicar, em medicina legal, ausência de achados que poderiam explicar a causa da morte. 

    GAB B