-
Manchas de hipóstase cutâneas (livor mortis):
Os livores, alterações de coloração, variam da palidez a manchas vinhosas. São observados nas regiões de declive, devido ao acúmulo (deposição) sanguíneo por atração gravitacional. Aparecem 2 a 3 horas após a morte, podendo mudar de posição quando ocorrer mudança na posição do corpo. Após 12 horas não mudam mais de posição, fenômeno denominado de fixação.
Possuem grande valor médico-legal porque, além de ser um sinal da morte, são importantes na cronotanatognose, na posição do cadáver no momento da morte, na causa de certos óbitos e como elementos indiscutíveis em possíveis mudanças de posição do cadáver.
A maneira de se diagnosticar uma mancha de hipóstase é pressionar com o dedo a zona do livor, o que faz desaparecer a tonalidade própria por alguns instantes, isto até sua fixação definitiva.
MEDICINA LEGAL TEORIA E EXERCÍCIOS
DELEGADO DE POLÍCIA/PCCE
PONTO DOS CONCURSOS
PROFESSOR GERALDO MIRANDA
-
a) Equimoses e escoriações nos joelhos, cotovelos, nas mãos, na face e em outras áreas expostas do corpo indicam a ocorrência de luta entre vítima e agressor. (CERTO)
b) Para se concluir que a vítima foi apanhada de surpresa antes de ter sido morta, devem ser evidenciadas lesões de defesa no cadáver. (ERRADO)
Lesões de defesa (ex: cortes na palma da mão ou no antebraço) são indicios que houve luta entre a vitíma e o agressor, podendo afastar a qualificadora do inciso IV do artigo 121, CP.
c) Resíduos de pólvora detectados nas mãos da vítima permitem afirmar corretamente que ela cometeu suicídio por arma de fogo. (ERRADO)
Pode ocorrer durante a agressão a vitíma tentar desarmar o agrassor e durante isto ocorrer um disparo transferindo resíduos de pólvora para a sua mão.
d) A fixação dos livores cadavéricos impede a conclusão de ter havido manipulação do cadáver antes de ele ter sido encontrado. (ERRADO)
A analise dos livores cadavéricos são de grande importância para saber se houve ou não manipulação do cadáver e alteração da cena do crime.
e) Mais de uma lesão mortal na vítima afasta a possibilidade de suicídio. (ERRADO)
-
São umas questões sem pé nem cabeça, e se as lesões vierem de um acidente de moto, situação hipotética, a vítima foi perseguida pelo assassino em uma moto, caiu e teve Equimoses e escoriações nos joelhos, cotovelos, nas mãos, na face e em outras áreas expostas do corpo, e foi assassinado com um tiro na cabeça pelo agressor, onde nessa hiótese houve luta entre vítima e agressor, muito mal elaborada essa questão.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.
A) CERTO. As lesões de defesa se situam principalmente nas regiões palmares, na borda cubital da mão e do antebraço, na face externa dos braços, nos joelhos, nas pernas, e estas são mais comuns quando a agressão é feita por armas brancas. Outras lesões que também podem indicar que houve luta são equimoses e escoriações distribuídas em partes expostas do corpo.
B) ERRADO. A presença de lesões de defesa indica que provavelmente houve luta da vítima com um ou mais agressores, no caso, significa que ela não foi pega de surpresa e teve a oportunidade de reagir antes de ser morta. Elas podem faltar quando a vítima é apanhada de surpresa ou está dormindo no momento da agressão.
C) ERRADO. Resíduos de pólvora detectados na mão da vítima não afirmam necessariamente que esta cometeu suicídio, pois é possível que a vítima tenha segurado a arma e a sua mão tenha sido manchada por resíduos de pólvora saídos da arma, segurada por outra pessoa.
D) ERRADO. A presença de livores de hipóstase em regiões opostas àquelas em que seria de se esperar pela posição do corpo mostra que ele foi mudado de posição.
E) ERRADO.
é possível o suicídio com mais de uma lesão mortal, dependendo da arma utilizada e do tempo de sobrevida associado à primeira delas. Além disso, a multiplicidade de meios (e lesões) pode ocorrer tanto no homicídio quanto no suicídio. Por exemplo, uma pessoa pode cometer suicídio utilizando enforcamento e envenenamento. Assim, mais de uma lesão mortal na vítima não afasta a possibilidade de suicídio, devendo o diagnóstico da causa jurídica depender não só dos meios utilizados, mas também de elementos do local.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
GENTE, COMO QUE ESSA QUESTÃO ''D" TÁ ERRADA? SE QUANDO OCORRE A FIXAÇÃO DOS LIVORES NÃO HÁ COMO MAIS SABER POR ESSE MEIO SE O CADÁVER FOI MEXIDO?!
-
Discordo desse gabarito, caso tivesse a palavra "poderia", aí sim era mais convincente. Quer dizer que o camarada que levou uma queda um dia antes da suposta luta com o agressor e ficou com um roxão na perna tá relacionada com a luta? Por favor né!