O terapeuta executa a função de diretor, convertendo as pistas e indicações que o paciente oferece em ações dramáticas.
Gabarito: Letra B
Os cinco instrumentos são: protagonista (paciente), cenário, egos auxiliares, diretor (terapeuta) e auditório.
Protagonista – É a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização. Traz o tema para dramatizar e ao mesmo tempo, o desempenha. É ao mesmo tempo autor e ator.
Cenário – Lugar onde se realiza a dramatização. De preferência deve ser circular e com três níveis do chão. No mais alto é onde ocorre a dramatização.
Egos auxiliares – São integrantes da equipe terapêutica, com conhecimentos psicológicos e treinamentos psicodramático prévio. Colaboram diretamente com o protagonista para desempenhar a cena dramática.
Diretor (terapeuta) – É o responsável pelo psicodrama nos seus diversos aspectos. Para tal deve possuir sólida formação psiquiátrica e psicodramática que lhe permita ser eficiente. Sua função é ade orientar as cenas e ajustar as ações tanto do protagonista quanto dos egos auxiliares para otimizar a eficácia da cena.
Auditório – Corresponde ao conjunto de pessoas que se encontram no contexto grupal, isto é, fora do cenário. Do auditório participam tanto pacientes como egos auxiliares. O auditório da mais veracidade e “momento” para o drama, uma vez que sem a sua presença não haveria exposição alguma. Ao auditório é possível surgir diversos olhares em relação à dramatização.