SóProvas


ID
1955446
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Decidi abordar o tema da depressão logo no primeiro capítulo deste livro porque o assunto está sempre presente nos incontáveis testemunhos que ouço em meu dia a dia e nas centenas de e-mails que meus amados me enviam. Acredito que com o amor Philia em nossos corações, podemos ajudar os amigos, os familiares e a nós mesmos a sair desse terrível estado e a voltar a viver a vida em sua plenitude. É o próprio Jesus quem nos diz: “[...] Eis que Eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5).
Já ouvi muitas pessoas dizendo que depressão é coisa de gente desocupada, que não há nada realmente sério com que se preocupar. Gente que pode se dar ao luxo de se entregar diante da primeira dificuldade que encontra pelo caminho. Posso garantir que não é nada disso. Quem pensa dessa maneira está muito enganado. Depressão é um mal que pode atingir qualquer um, seja rico ou pobre, jovem ou idoso. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há alguns anos revelou que mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.
(Rossi, Marcelo Mendonça. Philia: derrote a depressão, o medo e outros problemas aplicando o Philia no seu dia a dia -1. ed.- São Paulo : Principium, 2015.)

Em um trecho do texto o autor questiona o fato de a depressão ser julgada sob uma visão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Já ouvi muitas pessoas dizendo que depressão é coisa de gente desocupada, que não há nada realmente sério com que se preocupar. Gente que pode se dar ao luxo de se entregar diante da primeira dificuldade que encontra pelo caminho. Posso garantir que não é nada disso. Quem pensa dessa maneira está muito enganado. Depressão é um mal que pode atingir qualquer um, seja rico ou pobre, jovem ou idoso.

  • Gabarito C

     

    Questão de Compreensão (Compreensão ≠ Interpretação). O comando da questão pede a Compreensão da ideia central do trecho citado. Como a questão não apresenta expressamente o trecho, primeiro temos que identificá-lo. O trecho a que a questão se refere é: "Já ouvi muitas pessoas dizendo que depressão é coisa de gente desocupada, que não há nada realmente sério com que se preocupar. Gente que pode se dar ao luxo de se entregar diante da primeira dificuldade que encontra pelo caminho." O núcleo desse trecho é que a depressão é julgada sob uma visão preconceituosa.

  • Letra C

     

    Acrescentando: Condescendente = complacente/tolerante/flexível.

  • Pre- conceituosa

     

    Analisando a divisão dessa palavra, nos vem a ideia de uma concepeção anterior ao fato acerca do que se fala. Ou seja, julgar sem realmente saber o que a pessoa, de fato, vivencia...

     

    "Já ouvi muitas pessoas dizendo que depressão é coisa de gente desocupada, que não há nada realmente sério com que se preocupar. Gente que pode se dar ao luxo de se entregar diante da primeira dificuldade que encontra pelo caminho. Posso garantir que não é nada disso. Quem pensa dessa maneira está muito enganado. "

     

    O autor diz, de forma implícita, que essa visão da depressão é uma forma de preconceito.

     

    Letra C