SóProvas


ID
19576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Factoring é uma atividade comercial mista atípica, que conjuga serviços com compra de créditos (direitos creditórios) resultantes de vendas mercantis. É fomento mercantil, porque expande os ativos de suas empresas-clientes. Já o arrendamento mercantil (leasing) é uma forma de se ter um bem sem comprá-lo, seguindo o princípio de que o lucro vem da utilização do bem e não de sua propriedade. Paralelamente ao factoring e ao leasing, o cartão de crédito, por meio de sua administradora, tem um importante papel na circulação de riquezas. Acerca do factoring, do leasing e das sociedades administradoras de cartões de crédito, julgue os itens que se seguem.

O lease back, ou leasing de retorno, é uma variação do leasing operacional, tendo a mesma natureza deste.

Alternativas
Comentários
  • É uma variação do leasing FINACEIRO.
  • EXISTEM TRES TIPOS DE LEASINGOPERACIONAL FINANCEIRO E BACK.NO OPERACIONAL A EMPRESA ARCA COM TODO DO CUSTO QUE INCORRER AO PRODUTOO FINANCEIRO E SEMELHANTE AO ALUGUELJÁ O BACK PARA EMPRESAS QUE PRECISAM DE CAPITAL DE GIRO
  • O Leasing Financeiro, também conhecido como Leasing Puro ou Clássico, ou ainda, Leasing Bancário, é o mais comum de todos os tipos de contratos de Leasing. Nesta modalidade, três sujeitos do direito estão envolvidos: o arrendador (quase sempre uma instituição financeira ou uma sociedade de arrendamento mercantil), o arrendatário (cliente interessado na utilização do bem) e a empresa fornecedora.

     O Lease Back ou Leasing de Retorno - neste tipo não existe o terceiro fornecedor. São apenas 02 sujeitos, a arrendante e a arrendatária (Lei 6.099/74 arts. 9o e 12o). Aqui o bem é da própria empresa arrendatária, que o retira do ativo imobilizado para vende-lo a outra empresa, e esta o arrenda a vendedora. No caso a empresa que arrenda o bem passa da condição de proprietária para arrendatária, pagando as contraprestações pela utilização do bem.

     O Leasing Operacional é a espécie de Leasing onde uma empresa proprietária dá em arrendamento um bem de sua propriedade, comprometendo-se, no entanto, a prestar assistência durante todo o período que durar o arrendamento.

    Fonte:
    http://www.datavenia.net/artigos/carlosan.html

  • O   leasin back, ou leasing de retorno   é uma derivação do leasing financeiro, pelo qual uma empresa vende seus bens do seu imobilizado a uma empresa de leasing e, simutaneamente, os arrenda de volta com opção de compra exercitável após o término do prazo contratual.

  • Pessoal, continuo com dúvidas quanto a essa questão, se alguém poder me explicar melhor eu agradeceria muito e toda a comunidade se beneficiaria.

    A minha dúvida é a seguinte: Como que o Lease-back pode ser uma variação do leaseing financeiro, sabendo que neste último há três figuras (arrendatário, arrendador e fornecedor) enquanto que no lease-back há somente duas (arrendador e arrendatário)?


    "Leasing Operacional - É a operação praticada diretamente entre o produtor de bens e seus usuários."

    "
    O lease back é uma operação em que a empresa vende um bem de sua propriedade, que por sua vez o arrenda imediatamente, sem perder sua posse, permitindo assim liberação de recursos para outros investimentos."

    Diante do exposto, teria o lease-back natureza de leasing operacional? Como seria uma variação de leasing financeiro?
  • lease-back: ocorre quando uma empresa vende determinado bem de sua propriendade e o aluga imediatamente, sem perder sua posse. Em verdade, o bem não é removido fisicamente, passando a empresa de proprietária do ativo para arrendatária do mesmo. Essa modalidade é demandada principalmente por empressas que necessitam de reforço de capital de giro.

    Já o leasing operacional assemelha -se muito a um aluguel, e é efetuado geralmente pelas próprias empresas fabricantes dos bens.

    Fonte: Mercado Financeiro
    Alexandre Assaf Neto
  • O lease back é uma operação em que a empresa vende um bem de sua propriedade para o Banco, que por sua vez o arrenda ao próprio cliente, permitindo assim liberação de recursos para outros investimentos.

  • O sistema do site é bom justamente porque conseguimos acrescentar mais teoria diante daquilo que sabemos mediante os comentários colocados aqui. Claro que é bom quando alguém coloca junto com a sua justificativa se a questão está certa ou não, contudo o mais interessante é poder compartilhar a teoria que possuímos.

  • Acrescentado outras modalidades de leasing financenceiro:

    Leasing imobiliário, internacional, agrícola e Finame-leasing!

  • É uma variação do Leasing Financeiro e não do Leasing Operacional.


  • Empresa vende o BEM e seguida o aluga de volta, mas eu suponho que esse aluguel de volta poderia ser tanto pelo OPERACIONAL como poderia ser FINANCEIRO. Usado isso gera um duplo sentido. 

  • No leasing financeiro ocorre a transferência dos riscos e benefícios para o cliente, mas a transferência do bem ocorre apenas quando o contrato for quitado. Por exemplo, o banco compra do fornecedor um carro e depois vende pro cliente por meio do leasing financeiro, ou seja, o banco só vai transferir o bem depois que o cliente pagar todo, rs.

    No caso do leasing operacional ocorre a transferência do uso do bem para o cliente. É semelhante ao aluguel, em que o dono da casa a aluga para uma pessoa e esta pessoa passa a morar nela, mas o proprietário continua sendo o que alugou a casa pra pessoa. Outro detalhe é que nesse caso os riscos são do proprietário; isso significa que se a pessoa sair da casa e tiver lá uma parede com defeito ou coisa assim, o responsável por consertar vai ser o proprietário.

    Portanto, no leasing financeiro ocorre a transferência do bem; no leasing operacional não ocorre a transferência do bem. Ora, se o lease-back ocorre quando uma empresa vende determinado bem de sua propriedade (transfere o bem) e o aluga imediatamente, sem perder sua posse, então podemos concluir que:

    O lease back, ou leasing de retorno, é uma variação do leasing financeiro, tendo a mesma natureza deste.

  • No leasing back, o arrendatário tem a opção de compra ao fim do contrato. Já no leasing operacional não há essa possibilidade, caso queira adquirir o bem, o arrendatário terá que pagar o valor de mercado. 


    Alternativa errada.

  • O Lease-Back (ou Leasing de Retorno) tem as mesmas características essenciais do Leasing Financeiro, mas aqui eu já tenho a posse do bem.

  • ERRADO

    LEASE BACK

    Trata-se de um leasing financeiro no qual o arrendatário é também o fornecedor do bem à empresa de leasing. É uma forma de a empresa (arrendatária) viabilizar recursos de longo prazo mediante a venda de parte de seu ativo imobilizado. Exclusivo para pessoas jurídicas.

    LEASING OPERACIONAL

    As contraprestações são limitadas a 90% do custo do bem;

    Prazo mínimo: 90 dias;

    Prazo contratual limitado a 75% (setenta e cinco por cento) do prazo de vida útil econômico do bem.

    Não existe a obrigatoriedade da opção de compra;

    O fabricante é o arrendador;

    Equipamento com alto valor de revenda e mercado secundário ativo;

    A manutenção, a assistência técnica e os serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado podem ser de responsabilidade da arrendadora ou da arrendatária.

    Arrendadora fica com um bem usado. Não interessa aos bancos.