SóProvas


ID
1958134
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mostra O Triunfo da Cor traz grandes nomes do pósimpressionismo para SP Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil A exposição O Triunfo da Cor traz grandes nomes da arte moderna para o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. São 75 obras de 32 artistas do final do século 19 e início do 20, entre eles expoentes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse. Os trabalhos fazem parte dos acervos do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, ambos de Paris.

A mostra foi dividida em quatro módulos que apresentam os pintores que sucederam o movimento impressionista e receberam do crítico inglês Roger Fry a designação de pósimpressionistas. Na primeira parte, chamada de A Cor Cientifica, podem ser vistas pinturas que se inspiraram nas pesquisas científicas de Michel Eugene Chevreul sobre a construção de imagens com pontos.

Os estudos desenvolvidos por Paul Gauguin e Émile Bernard marcam a segunda parte da exposição, chamada de Núcleo Misterioso do Pensamento. Entre as obras que compõe esse conjunto está o quadro Marinha com Vaca, em que o animal é visto em um fundo de uma passagem com penhascos que formam um precipício estreito. As formas são simplificadas, em um contorno grosso e escuro, e as cores refletem a leitura e impressões do artista sobre a cena.

O Autorretrato Octogonal, de Édouard Vuillard, é uma das pinturas de destaque do terceiro momento da exposição. Intitulada Os Nabis, Profetas de Uma Nova Arte, essa parte da mostra também reúne obras de Félix Vallotton e Aristide Maillol. No autorretrato, Vuillard define o rosto a partir apenas da aplicação de camadas de cores sobrepostas, simplificando os traços, mas criando uma imagem de forte expressão.

O Mulheres do Taiti, de Paul Gauguin, é um dos quadros da última parte da mostra, chamada de A Cor em Liberalidade, que tem como marca justamente a inspiração que artistas como Gauguin e Paul Cézanne buscaram na natureza tropical. A pintura é um dos primeiros trabalhos de Gauguin desenvolvidos na primeira temporada que o artista passou na ilha do Pacífico, onde duas mulheres aparecem sentadas a um fundo verde-esmeralda, que lembra o oceano.

A exposição vai até o dia 7 de julho, com entrada franca.


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2016-05/mostra-otriunfo-da-cor-traz-grandes-nomes-do-pos-impressionismo-para-sp

Acesso em: 29/05/2016.

A partir das características estruturais desse texto, é possível afirmar que ele pertence ao gênero textual:

Alternativas
Comentários
  • A reportagem é um dos gêneros textuais do universo jornalístico, e todos os textos que habitam nesse universo têm como principal missão informar. Por cumprir uma tarefa tão importante, a reportagem desempenha uma função social e deve estar sempre a serviço da comunicação. Diferentemente do que acontece com a notícia, cujas características formam outro gênero textual, a reportagem não tem como objetivo noticiar um assunto pontual, algo que esteja acontecendo, por exemplo, no dia de hoje. A reportagem pode escolher como tema um assunto que faça parte da realidade das pessoas e que seja de interesse de uma comunidade;

     

    Gabarito letra [ B ]

  • A reportagem é atemporal, pode ser lida a qualquer momento que seu conteúdo não tem "prazo de validade"
    A notícia é temporal, pontual. O fato ocorre em determinada data e depois passa a ser fato passado.

    Embora tenha data do evento, não interfere no conteúdo do texto.


     

     

  • Só não entendi a parte: "de maneira refletida"... da questão b

  • Vanessa Bernardes

    Letra B.

     

    Reportagem, uma vez que apresenta um evento de maneira refletida. - Certa, pois se reflete em ícones da pintura e se refletem/baseiam no movimento impressionista "A exposição O Triunfo da Cor traz grandes nomes da arte moderna...", "A mostra foi dividida em quatro módulos que apresentam os pintores que sucederam o movimento impressionista e receberam do crítico inglês Roger Fry a designação de pósimpressionistas."

     

    Só não é notícia pois a mesma informa sobre temas do momento, do cotidiano, já a reportagem trata de um fenômeno social ou político, produzidos no espaço público e que é de interesse geral.

  • Caros Jedis, 

    segue minha contribuição:

    Alternativa B

     

     

    Segue abaixo as principais características do gênero reportagem:

    Textos em primeira e terceira pessoa

    Presença de títulos

    Temas sociais, políticos, econômicos

    Linguagem simples, clara e dinâmica

    Discurso direto e indireto

    Objetividade e subjetividade

    Linguagem formal

    Textos assinados pelo autor

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/

     

     

    Que a força esteja com vocês!!!