De acordo com o artigo 187 da Lei nº 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações) que instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado tempo, normalmente utiliza-se o período de 12 (doze) meses que é o exercício social.
Seguindo a legislação mencionada, as empresas deverão apresentar na DRE "a receita bruta das vendas e/ou serviços, as deduções das vendas, os abatimentos, os impostos e a receita líquida das vendas e/ou serviços", utilizando o seguinte critério:
Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, * independentemente de sua realização em moeda; e
b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
*Para que haja o registro do crédito não é necessário que os valores estejam em moeda, a partir do momento que caracterizar um crédito, passa a fazer parte dos demonstrativos contábeis.
CERTO
De acordo com o regime de competência (adotado pelo Brasil - arts. 177 e 187, lei 6404), as receitas de um exercício são aquelas ganhas nesse período, não importando se tenham sido recebidas ou não.
Art. 187, § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda;