SóProvas


ID
195985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.


 

Paralelamente ao pós-modernismo de cunho histórico, surgiram, no início da década de 80 do século XX, propostas com base na filosofia estruturalista de Claude Lévi-Strauss. Contando com o suporte teórico de Jaques Derrida e Gilles Deleuze, os arquitetos buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI. 

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico

  • Discordo da colega ascima! A questão está completamente errada, pois misturou os conceitos de modernismo e pós-modernismo.

    O pós-modernismo possui sim uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico (este ultimo pelo próprio Pós-Modernismo Historicista). Já a ligação com espaços comerciais e uma associação com o consumismo se deu no modernismo e não no pós-modernismo.



  • O Pós-modernismo vigorou durante aproximadamente 20 anos, nas décadas de 1980 e 1990.

      Os anos 80 do seculo XX foram um período extremamente consumista, graças a política economica do presidente norte americano Reagan, que permitiu o enriquecimento de grande parte da população dos EUA. Talvez esse seja o motivo da arquitetura pós-moderna ser chamada também de “arquitetura do consumo”.


  • A questão está certa. Estou resolvendo a prova inteira e algumas questões estão com o gabarito errado. É só conferir baixando a prova completa (para ver o número das questões) e o gabarito oficial.

  • Acredito que o erro esteja na frase "buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI", pois os interesses no momento em relação à arquitetura sustentável ainda estavam distantes do que se propõe no século XXI.

  • A arquitetura comercial e corporativa, difundida através de alguns elementos estilísticos não é a única expressão do pós-modernismo. Outras propostas teóricas, baseadas na filosofia estruturalista, surgiram no final dos anos 70 e início dos anos 80. Este movimento paralelo ao "pós-modernismo de cunho histórico" procurou novas bases formais e abstratas para o desenvolvimento do projeto, encontrando em filósofos como Jacques Derrida e Gilles Deleuze seu suporte teórico

  • arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir do ano de 1929 com o início da crise da Grande Depressão até o final da Década de 1970. Seu auge é associado à Década de 1950 (e a segunda metade da Década de 1940, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial) em figuras como Robert Venturi, Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos, Aldo Rossi na Itália, e na Inglaterra James Stirling e Michael Wilford

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_p%C3%B3s-moderna

  • Eu acredito que o erro esteja em relacionar a arquitetura estruturalista com o sustentável e o meio ambiente, enquanto ela está mais voltada às questões humanas e ao antropologismo(Strauss). Outro erro seria relacionar Strauss com Derrida e Deleuze, pois estes dois já estão ligados ao pós-estruturalismo.

    Fonte: www.hisour.com/pt/structuralism-in-architecture-28616/