- ID
- 1960081
- Banca
- INAZ do Pará
- Órgão
- Prefeitura de Terra Alta - PA
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande magnitude e alto poder incapacitante que atinge especialmente a faixa etária economicamente ativa, sendo assim, ela é considerada um problema de saúde pública (BRASIL, 2007) Selecione as alternativas corretas relacionadas a esta patologia:
I - Os sintomas acometem apenas pele e os nervos periféricos, não há manifestações que possam comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios ou outros órgãos.
II - O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
III - Os exames dermatológicos consistem na identificação de lesões de pele por meio de inspeção de toda a superfície corporal do paciente e realização de pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e/ou áreas suspeitas para verificar qualquer alteração.
IV - Vários materiais podem ser utilizados para os testes da sensibilidade. Para avaliar a sensibilidade ao calor, usar um tubo com água quente e fria; para usar sensibilidade à dor, usar a cabeça de um alfinete; e para a sensibilidade ao tato, um chumaço de algodão.
V - A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado, muito freqüente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença. A hanseníase não é de transmissão hereditária (congênita) e também não há evidências de transmissão nas relações sexuais.
Marque as alternativas corretas