SóProvas


ID
196018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O projeto de ar-condicionado deve prever, para salas limpas e ambientes controlados, a especificação de equipamentos cujos captadores de ar sejam localizados longe das fontes poluentes e que sejam dotados de filtros absolutos, que podem ser produzidos com meio filtrante em papel de microfibra de vidro plissado.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    PARA SE GARANTIR A ESTERELIDADE DO AR O FILTRO DE CARVÃO ATIVADO É A MELHOR OPÇÃO, POIS ESTE FILTRA odores, gases nocivos, corrosivos ou irritantes.

    FONTE: http://www.airlinkfiltros.com.br/filtros_de_ar_carvao.html?gclid=CISfip-42bECFQQ6nAodBiYAKA
  • Resposta: ERRADA.

    Filtro HEPA  (High Efficiency Particulate Air) é uma tecnologia empregada em filtro de ar  com alta eficiência na separação de partículas. Os filtros HEPA evitam a propagação de bactérias e vírus através do ar, por tanto, são muito importantes para prevenir infecções. O sistemas de filtro HEPA com fins médicos por vezes incorporam sistema de ultravioleta para eliminar bactéria vivas e vírus que ultrapassaram a barreira física do filtro. Algumas unidade são capazes de reter até 99.995% de impurezas, o que assegura um alto nível de proteção e filtragem.