SóProvas


ID
1960438
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção do trato urinário é intercorrência comum na gestação, ocorrendo em 17 a 20% de todas as gestações. Sobre o manejo das infecções do trato urinário proposto no Manual Técnico de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    A) ERRADA O rastreamento da bacteriúria assintomática deve ser feito obrigatoriamente pela urocultura, já que, em grande parte das vezes, o sedimento urinário é normal. Este exame deve ser oferecido de rotina no primeiro e no terceiro trimestres da gravidez.

    B) ERRADA Bacteriúria assintomática é definida como a condição clínica de mulher assintomática que apresenta urocultura positiva, com mais de 100 mil colônias por ml. Se não tratada, as mulheres poderão desenvolver sintomas e progressão para pielonefrite. Por isso, toda gestante com evidência de bacteriúria deve ser tratada.

    C) ERRADA Os micro-organismos envolvidos são aqueles da flora perineal normal, principalmente a Escherichia coli, que responde por 80% a 90% das infecções. 

    D) CERTA Infecção do trato urinário na gestação está associada à rotura prematura de membranas, ao aborto, ao trabalho de parto prematuro, à corioamnionite, ao baixo peso ao nascer, à infecção neonatal, além de ser uma das principais causas de septicemia na gravidez.

    E) ERRADA Na pielonefrite é importante iniciar o tratamento precoce. Geralmente, está indicada a hospitalização, mas nem sempre isso é necessário. A hospitalização é indicada sempre que estiverem presentes sinais de sepse e desidratação. O tratamento geralmente é intravenoso na hospitalização.

    fonte: Cadernos de Atenção Básica, n° 32, ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO, pág. 190