-
Gabarito: letra C
O diabetes mellitus gestacional (DMG) está associado a um risco aumentado de complicações fetais, neonatais e no desenvolvimento a longo prazo. As taxas de aborto espontâneo, natimorto, mal formações congênitas e morbidade e mortalidade perinatal são maiores em filhos de mães diabéticas. As principais complicações neonatais são: macrossomia, hipoglicemia neonatal, deficiência de ferro, alterações da função cardiorrespiratória, hiperbilirrubinemia, anormalidades neurológicas, hipocalcemia, hipomagnesemia e policitemia.
Fonte: Artigo de revisão: Complicações neonatais do diabetes mellitus gestacional – DMG - Rev Med Minas Gerais 2012
-
As causas de hipoglicemia neonatal estão relacionadas com os hábitos e condição de saúde da mãe. Há maior probabilidade do bebê apresentar hipoglicemia quando a mãe sofre com diabetes gestacional, faz uso de álcool ou algum medicamento durante a gestação, não tem a diabetes controlada e possui alimentação inadequada, por exemplo.
Além disso, o bebê pode ter baixo estoque de glicogênio ou produção excessiva de insulina, o que é mais comum em recém-nascidos de mães diabéticas, devendo a alimentação acontecer a cada 2 ou 3 horas de acordo com a indicação do pediatra.
-
Os recém nascidos de mães com diabetes gestacional estão acostumados a um ambiente rico em glicose. Quando nascem esse suprimento que era mantido pela mãe na vida intrauterina não é mais o mesmo, gerando dessa forma um quadro de queda na glicemia.
-
DM Gestacional - MACROSSOMIA HIPOGLICEMIA
ALTERAÇÕES NEUROLOGICAS E CARDIOLOGICAS
Hip calcemia e hipo magnesia e baixo ferro