-
O serviço de saúde deve se organizar para assumir sua função central de acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população e/ou de minorar danos e sofrimentos desta, ou ainda se responsabilizar pela resposta, ainda que esta seja ofertada em outros pontos de atenção da rede. A proximidade e a capacidade de acolhimento, vinculação, responsabilização e resolutividade são fundamentais para a efetivação da atenção básica como contato e porta de entrada preferencial da rede de atenção;
FONTE: PNAB, pg 20-21.
-
PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011.
Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
-
QUESTÃO :
AÇÕES CONDIZENTES COM PRINCÍPIO DA ACESSIBILIDADE à atenção básica em saúde : CONFORME : Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
GABARITO : A ) :
ACOLHIMENTO .
VÍNCULO .
RESPONSABILIZAÇÃO e
RESOLUTIBILIDADE .
-
A.
(...) É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo, da continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da eqüidade e da participação social.
http://www.saude.gov.br/artigos/770-sistema-nacional-de-saude/40315-atencao-basica