SóProvas


ID
1961314
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção domiciliar é parte do processo de trabalho das equipes de atenção básica, processo este previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Identifique como verdadeiro (V) o público a quem é destinada a atenção domiciliar, conforme estabelecido na PNAB, e como falso (F) aquele a quem ela não se aplica. 

( ) Puérperas inscritas no Programa Mãe Curitibana.
( ) Recém-nascidos que tenham nascido com problemas congênitos.
( ) Usuários em tratamento oncológico, quando em quimioterapia.
( ) Usuários com problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, necessitados de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Gab E, visto que a PNAB não traz como público de atenção domicilar os citados nas outras alternativas

  • (F) Puérperas inscritas no Programa Mãe Curitibana.

    (F) Recém-nascidos que tenham nascido com problemas congênitos.

    (F) Usuários em tratamento oncológico, quando em quimioterapia.

    (V) Usuários com problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, necessitados de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

  • Para isso pode ser necessário realizar de ações de atenção à saúde nos estabelecimentos de Atenção Básica à saúde, no domicílio, em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças, etc.) e outros espaços que comportem a ação planejada.

    IX - Realização de ações de atenção domiciliar destinada a usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde, para famílias e/ou pessoas para busca ativa, ações de vigilância em saúde e realizar o cuidado compartilhado com as equipes de atenção domiciliar nos casos de maior complexidade.