SóProvas


ID
196327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do metabolismo dos nutrientes em
diferentes situações fisiológicas.

Caso o indivíduo em jejum desenvolver uma infecção, ocorrerá a redução da secreção de insulina e o aumento do risco de cetose.

Alternativas
Comentários
  • " Na sepse, a homeostase encontra-se ameaçada por microorganismos invasores. O corpo reage a esse desafio estabelecendo uma resposta complexa: primeiro, priorizando o fornecimento de energia a órgãos vitais; segundo, aumentando a aptidão do organismo em combater o micróbio invasor; e terceiro, estimulando o retorno à homeostase. Esta resposta foi descrita pela primeira vez por Hans Selye em1936 como Síndrome de Adaptação Geral (SAG)7,8. Diversos mediadores neuroendócrinos e inflamatórios estão envolvidos neste processo, e a hiperglicemia é uma característica importante das alterações agudas que ocorrem durante essa resposta. Na fase aguda da SAG, ou resposta ao estresse, a estimulação neuroendócrina resulta em altos níveis circulatórios de glucagon, hormônio do crescimento, catecolaminas e glicocorticóides. Essas alterações hormonais (também conhecidas como resposta contra-reguladora) e umaumento de citoquinas inflamatórias, isto é, interleucina-1 (IL-1), IL-6 e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), são importantes fatores que levam à hiperglicemia. O mecanismo fisiopatológico compreende alterações no metabolismo de carboidratos (por exemplo, resistência periférica à insulina, glicogenólise hepática aumentada e gliconeogênese aumentada) que visam ao redirecionamento do fornecimento de energia a órgãos  vitais (Figura 1)."


      

    Branco RG et al. Glycemic control and insulin therapy in sepsi and critical illness. Jornal de Pediatria - Vol. 83, Nº 5(Supl), 2007