SóProvas


ID
196495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A terapia nutricional parenteral (TNP), quando prescrita para
pacientes gravemente desnutridos, tem o objetivo de oferecer
conforto, adequado suporte energético e evitar depleção de fluidos,
dos depósitos de glicogênio e de eletrólitos. Contudo, esses
pacientes apresentam frequentemente risco de complicações, sendo
a síndrome de realimentação uma das mais importantes. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O tratamento baseia-se na suspensão da TNP ou em casos menos graves, na retirada da glicose e na manutenção da infusão de solução lipídica e de aminoácidos.

Alternativas
Comentários
  • A Síndrome da Realimentação, se não prevenida, está associada a desordens hidroeletrolíticas graves podendo ser letal. Ela se dá quando um indivíduo de risco se realimenta, desencadeando um consumo intracelular intenso de eletrólitos e minerais como o potássio, o magnésio e o fósforo principalmente, resultando na queda brusca dos níveis séricos desses nutrientes. A importância em se estudar a Síndrome de Realimentação se baseia, principalmente, em saber detectar os pacientes de risco para que se possa tomar medidas preventivas frente à necessidade de renutrir o paciente. Os pacientes sob risco são aqueles que sofreram alguma privação alimentar longa ou aguda associada ou não a algum estresse. Para a Síndrome de Realimentação ser evitada deve-se tomar algumas medidas como: iniciar gradativamente o aporte calórico e glicídico, corrigir desordens hidroeletrolíticas, realizar reposição de tiamina e monitorar os níveis séricos, principalmente, fósforo, potássio e magnésio, repondo-os se necessário. 

    Artigo: 
    Evitando a Síndrome de Realimentação, autores Carla Ribeiro Nogueira Franca¹, Carla Ribeiro Nogueira Franca², Ana Paula Moura da Silva
  • tratamento da síndrome de realimentação consiste na reposição eletrolítica, insulinoterapia quando da ocorrência de hiperglicemia e, se necessário reposição vitamínica, principalmente da vitamina B1.