SóProvas


ID
19654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários cuja função é proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Considerando os diversos órgãos que compõem o mercado de capitais, julgue os itens a seguir.

Tanto a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) quanto a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) são empresas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente houve a fusao entre as duas bolsas.
  • Há dois erros: Primeiro, houve a unificação da Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F) com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo (BMSP) ou Bolsa de Mercadorias do Estado de São Paulo (BOVESPA). Segundo, a BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros é a principal bolsa de valores, administrando os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado. É S/A (Sociedade Anônima) e não empresa pública.
  • A BMF&BOVESPA E UMA  S.A  ENTAO E EMPRESA PRIVADA
  • Questão Errada!

    Bolsa Brasileira de Mercadorias A BM&FBOVESPA é detentora de 203 títulos patrimoniais da Bolsa Brasileira de Mercadorias, com participação correspondente a 50,12% do seu patrimônio social. A Bolsa Brasileira de Mercadorias é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne, além da BM&FBOVESPA, as bolsas de mercadorias dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul e da cidade de Uberlândia (MG). O objetivo da Bolsa Brasileira de Mercadorias é desenvolver  e prover o funcionamento de sistemas para negociação de mercadorias, bens, serviços e títulos, nas modalidades a vista, a prazo e atermo, viabilizando a formação de grande mercado nacional para commodities agropecuárias, com mecanismos modernos de formação de preços e sistema organizado de comercialização.

    Bons estudos =]
  • Fusão da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A empresa presta serviços de negociação, compensação e liquidação de ações, títulos de renda fixa privados, títulos públicos federais custodiados no Selic, dólar interbancário e derivativos. A empresa está constituída sob a forma de sociedade anônima aberta com fins lucrativos.

    FONTE: Glossário do BACEN.

  • As bolsas de mercadorias e futuros são associações privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico.

    http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bmf.asp


  • No ano de elaboração da questão não havia ocorrido a junção da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) portanto esse NÃO é o erro da questão.

    No meu entendimento o erro está em generalizar que tanto a BOVESPA e BM&F eram empresas públicas.

    Me corrijam se eu tiver falado bobagem aqui.

  • Hoje em dia a questão seria:

    "A B3 (Bolsa, Brasil, Balcão) é empresa pública."

    Errado. Mesmo com a fusão, ela é empresa privada com fins lucrativos de capital social aberto.

    Além disso, ela tem suas ações negociadas no próprio ambiente. Duvida? Pesquise por B3SA3 para ver a negociação das ações. ;)

    Bons estudos! :)