SóProvas


ID
19663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao SFN e seus órgãos, julgue os próximos itens.

O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos.

Alternativas
Comentários
  • o objeivo do bacen e equilibrar a moeda.
  • ele intervém sim. diretamente no sistema financeiro e indiretamente na economia. talvez seja preço relativo a qual eu não sei explicar o conceito, se existir.
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;III - Atuar no sentido do FUNCIONAMENTO REGULAR DO MERCADO CAMBIAL da estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio no balanço de pagamentos, podendo para esse fim COMPRAR E VENDER ouro e moeda estrangeira, bem como realizar operações de crédito no exterior e para os mercados de câmbio financeiro e comercial;
  • Alguém saberia me dizer exatamente ONDE a questão está errada?
  • Acredito que o erro esteja na palavra "dólares".Pois, não é necessariamente o dólar... pode ser outra moeda estrangeira.
  • realmente o erro se encontra na palavra "dólares" já que na legislação fala em ouro e moeda estrangeira
  • Eu não quero brigar com a banca não mas o enunciado da questão diz:

    Com relação ao SFN e seus órgãos, julgue os próximos itens.


    Ou seja, se fosse:  "De acordo a legislação em vigor...", "De acordo com a Lei 4595..." aí tudo bem.

    Mas o Dólar não deixa de ser moeda estrangeira. Essa questão estava certo pessoal.

  • Pessoal, ao meu ver o erro está na palavra "deve". A questão parece impor a obrigatoriedade, enquanto o correto é o fato de que o BACEN pode intervir, comprando ou vendendo ouro e moeda estrangeira (dólar inclusive)...
    O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos.
    LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964. Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil; III - Atuar no sentido do FUNCIONAMENTO REGULAR DO MERCADO CAMBIAL da estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio no balanço de pagamentos, podendo para esse fim COMPRAR E VENDER ouro e moeda estrangeira, bem como realizar operações de crédito no exterior e para os mercados de câmbio financeiro e comercial;
    Abraço e bons estudos
  • muito bom seu comentário Jean. Ajudou bastante.
  • Nosso amigo Jean disse tudo! Valeu Parceiro.. ABRAÇO
  • Bom eu acho que o erro esta em estabelecer novo patamar de preços relativos, ja que esta frase esta incompleta. Preço relativos a quê?

    ela esta incompleta..
  • (estabelecer novo patamar de preços relativos). Errado, o objetivo e Equilibrar o volar da moeda.
  • Também creio que a interpretação como errada venha da palavra "DEVE".
    Ele pode ou não pode intervir, geralmente intervem, mas não é obrigatório.

    O câmbio no Brasil é livre, ele regula, mas não controla.
  • Como o câmbio atualmente é flutuante, não existe a obrigatoriedade da intervenção. Caso a situação fosse de câmbio fixo, o Bacen deveria intervir para que o patamar não sofresse variações.
  • Gente, vocês estão procurando um erro escuso, a questão está clara, lembrem-se que o conselho monetário nacional outorgará o monopólio das operações de câmbio ao banco central quando houve GRAVE DESEQUILÍBRIO NO BALANÇO DE PAGAMENTOS OU GRAVE MOTIVO PARA TANTO, não "sempre que necessário", ok?
    Esse é o erro.

    Bons estudos
  • gente me desulpe a ignorancia com o assunto pois só tem uma semana que comecei a estudar conhecimentos bancarios mas dolares nao se trata de moeda estrangeira?
  • 1º) Não acredito que o erro da questão esteja no verbo ("DEVE"), porque o verbo PODE, constante do artigo 11, inciso III, não aponta uma FACULDADE ao BACEN, e sim, um PODER, que, inclusive, se trata de um DEVER-PODER. Isto é, como ele tem o DEVER de atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial e da estabilidade relativa das taxas de câmbio, o legislador cuidou de lhe dar o PODER de comprar e vender ouro e moeda estrangeira para conseguir tal fim; Assim sendo, sempre que for necessário, ele tem o DEVER de implementar as medidas cabíveis, das quais, uma das medidas EXPRESSAS é comprar/vender ouro e moeda estrangeira. E, além disso, a implementação das medidas não será no sentido de ESTABELECER novos patamares de preços relativos. Aqui sim, é onde reside o erro da questão. Ele atua no sentido de PROMOVER a regularidade, estabilidade e não de estabelecer preços relativos. ELE BUSCA A ESTABILIDADE RELATIVA DAS TAXAS DE CÂMBIO que, inclusive, não é ele quem determina. 

    2º) Também não vejo o erro no uso do termo dólar, até porque, tratou-se de apontamento exemplificativo, do qual moeda estrangeira é gênero e dólar é espécie, portanto, não pode o erro subsistir nesse termo.


    Vamos à questão: 

    "O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos."


    Site do BACEN (contando especificamente do questionamento de nº 16): "O Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma OCASIONAL e LIMITADA, com o objetivo de CONTER MOVIMENTOS DESORDENADOS da TAXA DE CÂMBIO."

    - Ou seja: O objetivo do BACEN não é definir novo patamar de preço, até porque a taxa cambial é flutuante, ele atua no sentido de CONTER a desordenação e, consequentemente, isso influenciará nos preços da moeda estrangeira, inclusive, do dólar.
    link: 
    http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ

    Art. 11, inc. III da Lei nº 4595/64: "Atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial, da estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio do balanço de pagamentos, podendo para esse fim comprar e vender ouro e moeda estrangeira, bem como ralizar operações de crédito no exterior..."


    Enfim, pensar que o verbo "PODE" empregado na lei é uma faculdade é concordar que o BACEN poderá observar o dólar se supervalorizando em detrimento do real e nada fazer. E isso não é verdade. 

    Espero ter ajudado.
  •             O ERRO DA QUESTÃO NÃO ENCONTRA-SE NA PALAVRA "DEVE", NEM TAMPOUCO NO "REGIME FLUTUANTE"; UMA VEZ QUE APESAR DO REGIME SER FLUTUANTE NO BRASIL, CRIOU-SE UMA MODALIDADE DE FLUTUAÇÃO DITA SUJA , QUE PERMITE A INTERVENÇÃO DO BC QUANDO JULGADO NECESSÁRIO. ASSIM EM SITUAÇÃO TIDA COMO PASSÍVEL DE INTERVENÇÃO ESTA DEVE ACONTECER.
    ENTRETANTO QUEM REGULA OS PREÇOS É O MERCADO PELA FORÇA DA OFERTA E DA DEMANDA, ESTABELECENDO DESTA FORMA O PATAMAR DE PREÇOS RELATIVOS A COMPRA E VENDA DO DALAR.
  • acredito que o erro da questão está na palavra ´´dólar´´, pois dólar significa ESPÉCIE. A lei 4595 fala de ´´moeda estrangeira´´, ou seja, GÊNERO: que pode ser euro, dólar, peso, yuan e não, especificamente, dólar. Quando a questão diz ´´deve comprar dólar´´ ELA restringe as outras moedas, conforme dito a cima. A lei não faz restrição a espécie, mas AMPLIAÇÃO ao GÊNERO.


    Se alguém puder se manisfestar, foi a maneira mais clara que achei para exemplificar.
    bons estudos!
    e validem minhas estrelinhas...
  • De acordo com o BACEN, o papel do Banco Central no mercado de câmbio é:

    O Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional. Para tanto, regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam. Também compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em lei. Além disso, o Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.

  • Cadê o comentario do Jean???? :(

  • O erro da questão está em citar " dólares".

    O BACEN pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo MOEDA ESTRANGEIRA de forma ocasional e LIMITADA, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.


    Cuidado com essas palavrinhas: DIRETAMENTE [ Podem querer trocar por INDIRETAMENTE] , MOEDA ESTRANGEIRA [ Podem querer trocar por DÓLAR, EURO ], LIMITADA [ Podem querer trocar por ILIMITADA ]


    A CESPE adooooooora fazer isso!

  • Será que o erro do item é ao afirmar que ele estabelece um novo patamar? Porque quem estabelece o valor da moeda estrangeira é o mercado, não o BACEN, ele interfere afim de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio, mas não estabelece o valor. O que acham?

  • Será que o erro do item é ao afirmar que ele estabelece um novo patamar? Porque quem estabelece o valor da moeda estrangeira é o mercado, não o BACEN, ele interfere afim de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio, mas não estabelece o valor. O que acham?

  • item sujeito a recurso.

  • O erro da questão está em relação ao emprego do verbo, aonde foi empregado o verbo ''deve'' e no caso deveria ser ''pode''.

  • Bom comentário bruno

  •  Estabelecer não, interferir. Quem estabele é o mercado.

  • Se o Bacen comprar DÓLAR ou vender DÓLAR no mercado para interferir no seu preço não ta errado ...  

    Se o Bacen comprar EURO ou vender EURO no mercado para interferir no seu preço não ta errado ...

    Meu Deus essa questão cabe recurso pq sendo dólar euro oq forrr não deixa de ser moeda estrangeira . se o preço da mesma subir ou descer bruscamente cabe ao Bacen interferir . 


    Para min a Cespe nesta questão forçou a barra ...    


  • Lei nº 4595/64

    Art. 11 - Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil: 

    III - atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial, da estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio no balanço de pagamentos, podendo para esse fim comprar e vender ouro e moeda estrangeira, bem como realizar operações de crédito no exterior e separar os mercados de câmbio financeiro e comercial; 

    Tentando achar justificativa para o injustificável, vamos lá... acho que o erro é que a questão dá a entender que o Bacen pode fazer isso passando por cima do CMN. E que a intervenção só é permitida e situações de grave desequilíbrio ou riscos. Será isso?

    PS: Vou estudar outra coisa, antes que eu chute o balde... CESPE, CESPE...

  • pegadinha do malandro

  • A lei não especifica o dólar e sim moeda estrangeira. Pura pegadinha.

  • Galera, quanto mais nós discutimos sobre o CESPE se ele forçou a barra, se equivocou-se etc, mais inflamos o ego daqueles paranóicos. Não adianta achismos, o CESPE não muda se não tiver um motivo legal contrário ou ter ocorrido erro grave na elaboração da questão. Esse é o jeito CESPE de ser.

  • Erro da Questão está no DEVE .......

  • Parabéns João Neto.

    O BACEN não estabelece nenhuma taxa de câmbio.

    O BACEN pode intervir para minimizar os efeitos, mas não para estabelecer, pois as taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes, podendo ser diferentes de acordo com a natureza da operação.

    Importantesó existe um mercado de câmbio legal no País. As expressões "dólar comercial" e "dólar turismo", são usadas pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.


  • Errei a questão, falta de atenção. Depois vi que o erro está no final da questão, pois Bacen não estipula preço de nada. Agora quando ele compra ou vende moeda estrangeira,ele dá um equelibrio a economia. Não pode haver uma circulação maior da moeda estrangeira que nossa moeda no país.

    Bons estudos

  • Resumindo esses milhões de comentários: a questão está errada, pois, por mais que o Bacen tenha o DEVER de intervir no mercado quando necessário, não quer dizer que essa intervenção tenha que ser necessariamente com DÓLARES.
    Assim, se a questão tivesse colocado "pode" ao invés de "deve" estaria correta. Ou, se a questão tivesse trocado "dólares" pelas expressões citadas pela colega Monique Marques, tb estaria correta.

  • O erro está no termo "deve", pois no caso seria correto o termo "pode".

    No caso de "...para estabelecer novo patamar de preços relativos" está correto, pois estabelecer um novo patamar, não significa estabelecer novo preço, e sim um preço a ser comparado, ou que seja referente.

  • comprando e vendendo moeda


  • "O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos."

    PODE, sempre que necessario..........intervir no mercado comprando ou vendendo MOEDA ESTRANGEIRA para INTERFERIR no novo patamar de preços

  • vide lei Lei nº 4595/64. Não fala em Dólar e sim moeda estrageira. 

  • Excelente explicação dos colegas Danillo Lima e Pirulito. Muito lógicas, didáticas e baseadas na legislação vigente. Muito obrigada.

  • O que deixou essa questão errada foi a expressão "dólares", pois o certo seria moeda estrangeira.


  • O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos. Errado -correto é com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.

  • 16. Qual é o papel do Banco Central no mercado de câmbio?


    Além disso, o Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma OCASIONAL e LIMITADA, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.


    http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ


    Obs: A questão está citando a expressão "sempre que necessário", porém deve ser "ocasional e limitada".

  • O BC deve intervir no mercado comprando ou vendendo moeda estrangeira para estabelecer novo patamar de preços relativos.