SóProvas


ID
1968739
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante os diferentes momentos da Era Vargas, a postura do governo para com os trabalhadores mudou. No primeiro momento, houve a incorporação dos trabalhadores rurais à organização sindical. No segundo governo, a incorporação dos trabalhadores urbanos à política. O problema é que isso foi feito de uma maneira muito controladora, dentro de uma política conhecida como “populismo”. Sobre essa política e sua intervenção nos sindicatos nos anos de 1930 e 1940, é correto afirmar que o governo Vargas

Alternativas
Comentários
  • A ADOÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS PELO GOVERNO VARGAS TINHA TAMBÉM OBJETIVOS POPULITAS. ERA UMA POLITICA FUNDADA NA SEDUÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS DE MENOR PODER AQUISITIVO POR MEIOS DE MEDIDAS QUE REPRESENTAM OU PARECEM REPRESENTAR SEUS INTERESSES E QUE ENALTEÇAM O LIDER DO GOVERNO, OU SEJA, O ESTILO DE VARGAS ERA POPULISTA, O QUAL O APRESENTAVA COMO "GRANDE PROTETOR DOS TRABALHADORES" UMA ESPÉCIE DE " PAI DOS POBRES" .

    GAB :C

    COLOQUE DEUS NA FRENTE DOS SEUS PLANO E TUDO VAI DAR CERTO ! RUMO A PM ! ALO VOCÊ

  • Questão cabe recurso..

    Dia 1º de maio de 2013 a Consolidação das Leis do Trabalho completa 70 anos. A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo.

  • GABARITO - C

    permitiu uma organização sindical, criando também uma legislação trabalhista (CLT), mas com um custo: apagou a tradição sindicalista do Brasil. Criou-se uma nova estrutura sindical corporativa, onde os sindicatos passaram a ser figura de interesse Estatal e não mais instrumento de luta dos trabalhadores.