O planejamento estratégico da integração vem da operacionalização do trabalho integrado, identificando formas pelas quais os itens de conteúdo podem articular-se aos temas transversais para o trabalho com as competências planejadas. É importante que o ensino integrado não fique limitado ao planejamento de atividades extracurriculares, mas que seja incorporado e que trabalhe com áreas de integração curricular. Nesse sentido, é importante considerar:
I. O professor e sua responsabilidade na direção do processo de ensino aprendizagem, refletida nos desafios e responsabilidades.
II. A prática pedagógica globalizadora como possibilidade de um trabalho integrado em sala de aula, planejando uma ação interdisciplinar de modo a superar a compartimentação dos conteúdos escolares.
III. A intensão educativa e a intervenção pedagógica como processos fechados e estáticos, decidindo e orientando as escolhas e decisões do professor.
IV. A criação de situações de aprendizagem significativas nas situações de ensino e aprendizagem para estabelecer critérios que ajudem definir o que são boas situações de aprendizagem e saber como desencadeá-las.
Estão corretos apenas os itens: