SóProvas


ID
1969717
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado. Nessa direção, não é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A: “O apoio e a participação efetiva da Alta Direção da empresa;
    A disciplina na execução dos processos, por todos os profissionais, de qualquer nível hierárquico;
    O monitoramento permanente dos processos por meio de indicadores, com metas alinhadas aos objetivos da empresa;
    A comunicação objetiva e clara sobre os processos e seus resultados para todas as pessoas envolvidas;
    A manutenção de canais e programas permanentes direcionados à análise de resultados e melhoria dos processos;
    O direcionamento dos recursos tecnológicos para maximizar os resultados dos processos (ao invés de adequar os processos às tecnologias);
    A priorização da visão “horizontal” (por processo) em relação à visão vertical (departamentalização);
    A definição de um dono para os processos da empresa, com foco na condução das ações de análise e melhoria dos processos, garantindo a manutenção da “visão sistêmica” e direcionada aos objetivos da empresa.”

     

  • A letra a) parece errada, já que dá a entender que é possível mudar a ornigazação sem uu mentendimento do que a empresa faz, como isso pode estar correto?

  • Os enunciados foram retirados de um artigo da RAE de 2000:

    a) As empresas percebem que é virtualmente impossível mudar de uma organização por tarefas para uma organização orientada por processos sem um claro entendimento do que exatamente faz a empresa funcionar bem e ter ritmo e notam que devem estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios. Um quadro claro dessa situação deve servir de ponto de partida para todos os subseqüentes alinhamentos de pessoas e processos dentro de uma empresa. É também vital garantir que a empresa não vá tomar iniciativas que desperdicem tempo, esforço e dinheiro (Tendick, 1999).

    b) Nas empresas de serviços, por exemplo, o conceito de processo é de fundamental importância, uma vez que a seqüência de atividades nem sempre é visível, nem pelo cliente, nem pelas pessoas que realizam essas atividades (Gonçalves, 2000).

    c) A análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo (volume por unidade de tempo), seqüência das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo. (do autor, José Ernesto Lima Gonçalves)

    d) Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele. Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negócio. (do autor novamente)

    e) Ao procurar estruturar-se por processos, as empresas acabam descobrindo que é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional (Hammer e Stanton, 1999).

    Essa bizarrice de fonte da COPEVE está disponível em http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-40-num-4-ano-2000-nid-46468/