SóProvas


ID
1969885
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IF-AL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o intuito de padronizar processos organizacionais, os administradores podem valer-se de instrumentos, tais como o fluxograma de processos e a planilha 5W1H. Assinale, dentre as opções listadas a seguir, a única que não se constitui em um dos possíveis usos para a padronização de processos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: 

    4.2.1.5. Implementação
    Após o desmembramento dos planos gerais em planos setoriais, e desses em planos operacionais, agora é o momento de agir, de colocar o documento em prática. A implementação corresponde à execução dos planos operacionais (que podem ser projetos individuais) e dos programas (conjunto de projetos e ações) – ambos compreendendo um conjunto de atividades.
    Esses planos e programas traduzem-se em ações e projetos operacionais. A forma de realização dessas atividades é fornecida pelos procedimentos, e o método explica a técnica específica para a execução de cada tarefa.
    Os planos que implicam apenas melhorias internas (redução de tempo e serviço) utilizam a técnica de análise dos processos de trabalho, e a partir dessa análise identificam-se os gargalos e pontos de otimização. Os processos podem ser: principais/finalísticos, se resultarem na entrega de um produto ou serviço; ou de suporte/secundários, se servirem de apoio para a realização dos processos principais.
    A implementação, sem dúvida, é o ponto mais crítico do planejamento estratégico, visto que até agora se trabalhava apenas com definições e conceitos – trabalhava-se “no papel” e agora isso tudo deverá tornar-se realidade através da execução. Aqui os objetivos e metas são desmembrados em planos operacionais de acordo com as estratégias definidas.
    Nessa etapa de execução, uma das ferramentas utilizadas é a matriz do tipo 5W2H. Ela auxilia na estruturação do plano, pois contém um conjunto de elementos que estabelece e deixa claro: o que será feito; quem irá fazer; quando deve ser feito; onde deve ser feito; por que fazer (justificativa); qual método a utilizar para implementar o plano; e quanto custa. A compilação desses dados traduz-se num cronograma operacional utilizado para o acompanhamento da execução.

    A implementação, como um todo, deve ser acompanhada por uma equipe constituída pela alta direção da organização, cujo papel é acompanhar e avaliar a implantação e resolver problemas identificados na execução. O monitoramento em tempo real – comparando a execução com o cronograma operacional – permite verificar a sua consistência e adequabilidade, bem como identificar a necessidade de reformulação.

  • entendi que a resposta a) justifica-se porque novos serviços pois, ainda não foram criados.

  • A) Criar novos serviços ao cidadão: não esta relacionada à padronização de processos e, mesmo assim a criação de novos serviços não estaria favorecendo padronização, mas sim inovando.

    B) Compartilhar com os colaboradores uma forma de atuação: todos atuando de uma mesma maneira, mesmo comportamento.

    C) Definir indicadores de desempenho: norte para a padronização, padrão a ser atingido.

    D) Capacitar de novos servidores: para que atuem conforme processos já padronizados.

    E) Permitir revisão de procedimentos: há ocorrência de comportamento/processos fora da curva?