SóProvas


ID
1970176
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere a crimes contra a ordem tributária, identifique a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B) ERRADA

    LEI Nº 8.137, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:       (Vide Lei nº 9.964, de 10.4.2000)

    Pena - reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

  • Art. 113. CTN.  A obrigação tributária é principal ou acessória.

    (,,,)

    § 3º A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.

  • Qual fundamento para letra D está correta?

  • Marcio, o servidor público, fora das suas funções, que praticar fato ilegal contra a ordem tributária, responderá por crime tributário. O teor do ítem D está CORRETO. mas a questão pede a alternativa ERRADA. sacou?

  • Ítem a ser assinalado: B.

    "b) A obrigação tributária identificada como obrigação assessória é passiva de multa de acordo com as sanções tributárias."

    Explicando o erro: o descumprimento de obrigação tributária acessória é passiva de RECLUSÃO (de 2 a 5 anos) E MULTA, de acordo com o Art. 1º da Lei 8137/90, e não apenas a pena de multa como disse a questão.


    espero ter ajudado.
     

  • Questão esquisita.

    A leitura das assertivas deve ser feita considerando os crimes contra a ordem tributária.

    A banca considerou certa a afirmação de que o auto de infração deve descrever adequadamente o ilícito cometido e a aplicação da penalidade (Letra E).

    Auditor fiscal aplica penalidade criminal?

  • LETRA D - COMENTÁRIO

    Art. 3° Constitui crime funcional contra a ordem tributária, além dos previstos no Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal (Título XI, Capítulo I):

    II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lançar ou cobrar tributo ou contribuição social, ou cobrá-los parcialmente. Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

  • As alternativas tratam tanto de condutas que configuram crimes quanto de condutas que configuram infrações puramente tributárias (quanto a estas últimas, vide alternativas A e C)

     

    quanto à B: "A obrigação tributária identificada como obrigação assessória é passiva de multa de acordo com as sanções tributárias"

     

    qual o erro? infringir obrigação tributária acessória é passível de multa, se o impuser a legislação tributária.

     

    mesmo se a B estivesse tratando de crime (e não está explícito), se o crime prevê reclusão e multa, então é passível sim de multa.

     

     

  • Marquei por causa do assessoria