SóProvas


ID
19702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A expansão do crédito favorece a produção de bens e serviços e o consumo. Nesse sentido, atento às novas demandas, o setor financeiro cumpre seu papel primordial de intermediação e promove forte expansão do crédito aos clientes por meio de empréstimos e financiamentos. No referente às modalidades e características das operações de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Tanto o empréstimo de hot-money quanto o de capital de giro não têm destinação obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • empréstimo não têm vinculação e financiamento têm vinculação
  • hot money e emprestimo e nao tem destinacao especifica ja o capital de giro nao e emprestimo e sim um financiamento  portanto ele tem destinacao especifica
  • CREIO EU QUE O GABARITO ESTA ERRADO. POIS O CAPITAL DE GIRO TEM DESTINAÇAO.
  • TÍTULO  : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 CAPÍTULO  : Normas Básicas - 1 SEÇÃO  : Operações de Crédito - 6 6. Operações de Crédito 1. Classificação das Operações de Crédito 1 - Na classificação das operações de crédito, pelos diversos títulos contábeis, deve-se ter em conta: (Circ 1273) a) a aplicação dada aos recursos, por tipo ou modalidade de operação; b) a atividade predominante do tomador do crédito. 2 - As operações de crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades: (Circ 1273) a) empréstimos - são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.  São exemplos os empréstimos para capital de giro, os empréstimos pessoais e os adiantamentos a depositantes; b) títulos descontados - são as operações de desconto de títulos; c) financiamentos  - são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos  recursos. São exemplos os financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais  e imobiliários.
  • Crédito Rotativo ---> Capital de Giro
     
    Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
    O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois está sofrendo o impacto das diversas mudanças no panorama econômico enfrentado pela empresa de forma contínua.
    As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
    - Redução de vendas
    - Crescimento da inadimplência
    - Aumento das despesas financeiras
    - Aumento de custos 
  • ´Meu Deus. O Capital de Giro claro que tem função específica: serve para giro. Do contrário chamar-se-ia apenas CAPITAL. 

  • Acredito que a destinação não é obrigatória, são opções de crédito de curtíssimo e curto prazo utilizados para captar recursos rapidamente para as empresas, mas cada uma o gasta com a finalidade que julgar necessária. Uma empresa pode estar precisando de dinheiro para pagar um fornecedor, outra para pagar um funcionário, por exemplo...assim, acredito que o motivo de pegar um empréstimo desses pode ser muito variado.

    Informações do sitio do Bacen:

    Hot-money:... No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.(http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO)

    Capital de giro: Operações de crédito destinadas ao financiamento de curto prazo das empresas.(http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=1602&idioma=P&idpai=GLOSSARIO)

  • Comparando essa questão com a Q6701. Tive as seguintes conclusões

         Hot money ---------------------------- Empréstimo     
        Capital de giro ------------------------ Financiamento.
    Capital de giro BB ------------------ Empréstimo/Financiamento

    No site do BB em uma infinidade de produtos eles tanto colocam capital de giro como empréstimo quanto financiamento o qual entra em desacordo com o glossário do Bacen. Mas acredito que o examinador tirou a questão de lá pois o capital de giro linha empréstimo no BB não tem direcionamento (o que é lógico). 

    Já que o examinador disse "tanto o empréstimo.....quanto...." o termo empréstimo vale para as duas (particularmente eu jamais ia imaginar que k de giro pudesse ser empréstimo).
    Eu pediria anulação uma vez que não foi especificado que se referia aos produtos ofertados pelo BB.
    Quem quiser pode conferir no BB em: site do BB > Empresa > Corporate > Crédito > Capital de Giro > Empréstimo.

    "Se a sua empresa precisa de capital de giro sem direcionamento específico, o Banco do Brasil tem excelentes soluções." 

    Fonte: Banco do Brasil. http://www.bb.com.br/portalbb/page100,106,5712,10,1,1,2.bb?codigoNoticia=2239&codigoMenu=102&codigoRet=1033&bread=1_2. Acesso em 17 set 2014.
  • HOT MONEY - Dinheiro quente.

    Essa sigla porque o juros é altissimo, é destino a pessoa juridica, prazo curtissimo de no máximo 30 dias. 

  • A questão está certa, pois não está se referindo a quem pode pegar o dinheiro e sim o destino do capital.

  • Se o CESPE diz que tá certo, pra que discutir??? Não adianta nada!!!

  • Mas o empréstimo do capital de giro não tem como destino melhorar a saúde financeira da empresa com destino ao caixa? Anotei errado a resolução e não sei onde meu raciocínio se perdeu.

  • Embora sejam modalidades de financiamento de giro, de fato não há destinação obrigatória. O tomador de recursos poderá usá-lo para reposição de estoques, salários, comprar mercadorias, entre outras despesas operacionais.

    Resposta: Certo