-
Gabarito A: Princípio da Eficiência
O princípio da eficiência é o mais novo princípio constitucional a incidir sobre a atuação da Administração Pública. Ele foi inserido no ordenamento jurídico brasileiro (art. 37 da CF/1988) pela Emenda Constitucional no 19, de 1998.
Para Alexandre de Moraes (2010), o princípio da eficiência requer direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum, cujas características de imparcialidade, neutralidade, transparência e eficácia encontram-se ligadas ao conceito formal de eficiência. Esse princípio impõe à Administração Pública, direta e indireta, e a seus agentes, a persecução do bem comum e a adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social.
Este princípio exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional (Hely Lopes Meirelles).
Atenção → Não existe hierarquia entre os princípios constitucionais, todos eles são importantes. No entanto, na aplicação concreta, caso a caso, o gestor público, analisando a conveniência e oportunidade, pode atribuir maior valor a um princípio em detrimento de outro.
Outros Princípios
Existem dezenas de outros princípios a que se sujeita a atividade Administrativa Pública, como os contidos no Decreto-Lei no 200/1967 (princípio do planejamento, princípio da coordenação, princípio da descentralização, princípio da delegação de competência, princípio do controle); os princípios do procedimento licitatório; dos serviços públicos; da probidade, da razoabilidade, da motivação etc.
-
Nesse caso, a FCC não busca o conceito de eficiência dos princípios constitucionais da Administração Pública. O que se pede está relacionado aos conceitos de eficiência (fazer do modo correto); eficácia (atingimento de metas); Efetividade (impacto social causado) da Administração Geral e Pública.
-
GABARITO: A
Eficiência: se refere à relação entre resultados obtidos e recursos empregados; uso racional e econômico dos insumos e recursos;
Eficácia: se relaciona com o cumprimento das metas previamente estabelecidas, o resultado propriamente dito;
Efetividade: refere-se ao cumprimento dos objetivos/efeitos em termos de impacto sobre o público alvo;
Economicidade: se relaciona com a relação custo/benefício.
FONTE: Estratégia Concursos, 2016.
-
A
É a solução aceitável! A eficiência está em usar menos recursos, sendo mais racional para continuar cumprindo as metas.
-
Eficiência = Resolver problemas empregando menos recursos.
No exercício, a empresa deseja reduzir os custos com pessoal, para tanto, desenhou como solução o aumento da eficiência o que é totalmente pertinente ou aceitável, haja visto que o conceito de eficiência é a manutenção da sinergia organizacional, todavia com o uso racional de seus recursos.
Nesse sentido:
A) CORRETA. Definição do supracitado.
B) ERRADA. A medida não é descabida e a eficiência tem correlação com os custos incorridos.
C) ERRADA. A medida é adequada e o conceito a que se refere a alternativa diz respeito à efetividade.
D) ERRADA. É até pertinente, porém a redução de custos não implica redução de qualidade, justamente pelo contrário, o que preconiza o conceito de eficiência.
E) ERRADA. A medida é coerente e a eficiência não implica , necessariamente, em obrigatoriedade de reduzir recursos, mas, sim, diz respeito à manutenção sinérgica da organização, ainda que necessite reduzir custos.
-
Eficiência = Custo
Eficácia = Resultado
Efetividade = Impacto
Gab. A
-
Eficiência: fazer mais com menos, fazer direito, uso racional dos recursos,economia dos meios.
Eficácia: alcançar os objetivos.
Efetividade: impacto positivo, geração de valor, satisfação.
-
Eficiência > fazer mais com menos
-
A empresa propôs ações concretas “para aumento da eficiência no desempenho de suas atividades.”
A eficiência está relacionada ao uso adequado e racional dos recursos. Relaciona-se ainda ao processo de realizar as atividades da forma correta.
Considerando que a orientação é a adoção de medida de cortes de custos, a busca por ações de aumento de eficiência está em consonância com o que foi proposto pela orientação governamental.
Vamos analisar as alternativas:
Alternativa A. Certo. A alternativa descreve corretamente o conceito de eficiência e descreve a relação da eficiência com a redução de custos.
Alternativa B. Errado. A proposta não é descabida. O alcance de metas está relacionado ao conceito de eficácia.
Alternativa C. Errado. A proposta não é inadequada. A satisfação das expectativas da sociedade está relacionada ao conceito de efetividade.
Alternativa D. Errado. Está incorreto afirmar que só se pode reduzir custos com a redução de qualidade.
Alternativa E. Errado. A proposta não é incoerente. Além disso, o aumento da eficiência não significa necessariamente uma redução dos recursos humanos. O aumento da eficiência pode decorrer de uma reestruturação de máquinas ou mesmo de mudanças de processos internos.
Gabarito: A
-
Fazer mais com menos , ou seja , diminuir os custos