SóProvas


ID
197068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a análise documentária e representação da
informação, julgue os itens a seguir.

A padronização obtida por meio de linguagens documentárias limita a representação temática dos documentos, pois essas linguagens não possuem recursos necessários para representar a subjetividade expressa nos textos originais.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo!
    A CDU é por aspectos. Ou seja, uma coisa pode ser tratado sob vários aspectos.
    Os tesauros fazem relacionamento entre os termos.
    Ou seja, um termo pode ser entendido sob vários aspectos e mesmo assim as linguagens documentárias vão conseguir dar a representação da subjetividade sim.
    A não ser que a banca entende subjetividade como ironia. Mas assim seria óbvio já que nem os seres humanos as vezes conseguem entender ironias em textos metafóricos, imaginem sistemas artificiais!!!
  • Marcos maia tbm errei a questão por pensar parecido com o que colocou. Mas acredito que a regra é o que a questão trouxe, havendo exceções que, por exemplo, é a que você trouxe..

    Aprendi o seguinte em relação ao cespe: decifra-o ou ele te devora... rs

  • Creio que esse entedimento do cespe tenha vindo do texto "ANÁLISE DOCUMENTÁRIA E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Nair Kobashi" https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2501311/mod_resource/content/1/Artigo%20Kobashi%202.pdf

     

    A natureza da linguagem documentária e das unidades que a constituem e, por extensão, a natureza dessa modalidade de representação documentária já foram amplamente discutidas por Gardin (1974), e retomadas por Marilda Lara (1993). Segundo a referida autora, as representações documentárias mediadas por linguagens documentárias "são de caráter generalizante ", porque a indexação não opera com as informações particulares do texto. Segundo suas palavras: "O código de intermediação funciona, nesse sentido, como um elemento para assegurar um rendimento informativo modal. A normalização obtida através do código documentário, embora tenha, por um lado, um caráter preditivo, impedindo a representação da subjetividade expressa nos textos originais, garante, por outro lado, a circulação de informações, revelando, dessa forma, seu caráter dinâmico." (LARA, M. L.G.1993.p.62). Os termos da linguagem documentária são, portanto, unidades semânticas orientadas para a univocidade,já que o seu significado é delimitado por operações de fixação semântica. As informações documentárias submetidas a essas linguagens veiculam, desse modo, conteúdos prefixados.

     

     

  • Conforme LARA (1993 apud Kobashi, 1996) a normalização obtida através do código documentário, embora tenha, por um lado um caráter preditivo, impedindo a representação da subjetividade expressa nos textos originais, garante, por outro lado, a circulação de informações, revelando, dessa forma, seu caráter dinâmico.

    Gabarito: C