SóProvas


ID
19708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A expansão do crédito favorece a produção de bens e serviços e o consumo. Nesse sentido, atento às novas demandas, o setor financeiro cumpre seu papel primordial de intermediação e promove forte expansão do crédito aos clientes por meio de empréstimos e financiamentos. No referente às modalidades e características das operações de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Captar recursos de curto prazo para financiar necessidades de capital de giro por meio de commercial papers é alternativa possível para as empresas constituídas como sociedades anônimas.

Alternativas
Comentários
  • ConceitoOs commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias. As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro,por exemplo.fonte: http://objetivofinanceiro.com.br/?p=1035
  • Commercial Papers são títulos de crédito de curto prazo, emitidos por empresas e sociedades anônimas, não financeiras, geralmente para captar recursos de capital de giro. Fazem parte do mercado de renda fixa e as empresas só podem emiti-lo se seu índice de endividamento não ultrapassar 1,2.  São emitidos por sociedades:
    De capital fechadopelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 180 dias; De capital abertopelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 360 dias.Corretoras, Distribuidoras e Sociedades de Leasing não podem emitir esses títulos. São negociados com desconto, sendo seu valor de face pago no resgate. São transferidos de titularidade através de endosso e negociáveis no mercado secundário, operacionalizado pela CETIP, através da Bovespafix. Ao contrário das debêntures, o resgate ou liquidação da Nota Promissória Comercial implica na extinção legal do título.
    Os Commercial Papers são afetados pelo Risco de Crédito, Risco de Mercado e Risco de Liquidez. È isento de pagamento de IOF após 30 dias. Não há garantia real, podendo ser garantidos por fiança bancária.
  • Esta correta.

    Prestem atenção, pois muita gente escreve o que não sabe aqui, como o colega abaixo


    São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.



  • Commercial papers (notas promissorias) - Curto prazo

    Debentures - médio e longo prazo

    Duas formas das SA`s de captarem recursos. 

  • São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

  • Commercial papers são títulos de dívida de curto prazo emitidos por sociedades anônimas abertas ou fechadas. Trata-se de um valor mobiliário na forma de nota promissória, mas com características próprias, sem garantia real. São indicados para financiar as atividades de curto prazo ou necessidade de capital de giro das pessoas jurídicas.