LETRA C
Todos os anos, a Receita costuma depositar as restituições em sete lotes mensais, de junho a dezembro. No entanto, os pagamentos seguem uma ordem de prioridade.
Os contribuintes com 60 anos ou mais geralmente estão incluídos nos primeiros lotes. Também podem ganhar prioridade os portadores de doenças graves. Só que, nesse caso, o benefício não é concedido automaticamente e deve ser informado ou solicitado.
Para os aposentados por doenças graves, é necessário informar o código 62 no campo "Natureza da Ocupação". Já quem não é aposentado, mas está nessa condição, deve preencher um formulário específico e apresentá-lo em uma unidade da Receita Federal.
Para os demais contribuintes, os pagamentos são realizados primeiro aos que enviaram a declaração pela internet, de preferência logo no início do prazo. Em seguida, ficam as declarações entregues nas agências bancárias.
Essa ordem, logicamente, só vale para os documentos apresentados dentro do prazo determinado pela Receita. Depois desse período, aliás, o contribuinte está sujeito ao pagamento de multa por atraso.
http://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/duvidas/ir-2013-entenda-a-ordem-de-prioridade-no-pagamento-da-restituicao.htm
Imposto de Renda é um dos tributos que são pagos por grande parte da população brasileira. Aqueles que estão empregados sob regime da CLT ou são funcionários públicos já tem uma quantia descontada em seus salários por conta do imposto de renda. O desconto é baseado em percentuais do salário , ordenado por faixas de ganhos.
Ao final do ano fiscal cabe ao cidadão apresentar sua Declaração de Renda à Receita Federal. Pode acontecer que, face às deduções permitidas por lei, o cidadão tenha pago mais do que é demandando em sua faixa de renda. Cabe ao Estado restituir o imposto pago a mais, de acordo com alguns critérios pré - estabelecidos.
Uma das alternativas indica um critério de prioridade para o recebimento da restituição:
A) INCORRETA- Entregar “ há muito tempo" pode ser sinônimo de entrega com antecedência e, não é critério para o recebimento prioritário da restituição.
B) INCORRETA- O exercício de cargo público não garante prioridade.
C) CORRETA- Segundo os critérios estabelecidos pela Receita federal cabe a prioridade a idosos, deficientes e portadores de doenças graves.
D) INCORRETA- A entrega com antecedência não garante prioridade, a não ser que esteja em um dos casos descritos na alternativa C
Gabarito do Professor: Letra C.