SóProvas


ID
197179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento
informacional, julgue os próximos itens.

Na abordagem tradicional dos estudos de usuários, centrada nas tecnologias ou nos conteúdos, o usuário é concebido como elemento central dos sistemas de informação, o que requer o entendimento minucioso e preciso sobre ele e sobre suas necessidades de buscas e usos da informação. Na abordagem alternativa, por sua vez, os usuários são concebidos como informantes e não como objetos do estudo.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem tradicional enfoca o “conteúdo” ou à “tecnologia”. Os estudos voltados ao conteúdo são os relacionados às linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, com base nos modelos tradicionais de classificação do conhecimento. Os estudos voltados à tecnologia são os que focalizam o uso de livros, fontes, bases de dados, obras de referência, computador ou o próprio sistema. Estes dois tipos de estudos concebem o usuário apenas como o informante, portanto, não como objeto do estudo (Figueiredo, 1999).
     

    A abordagem alternativa, conhecida também como “abordagem da percepção do usuário”, é vista por Dervin e Nilan (1986) como bem coloca Ferreira, (2002), como novos estudos de comportamento de usuários caracterizados por:

    1) observar o ser humano como sendo construtivo e ativo; 
    2) considerar o indivíduo como sendo orientado situacionalmente;
    3) focalizar os aspectos cognitivos envolvidos;
    4) analisar sistematicamente a individualidade das pessoas;
    5) empregar maior orientação qualitativa.

    Por essa abordagem alternativa, o usuário é compreendido como elemento central dos sistemas de informação, como indicado porGuinchat e Menou (1994) , e por isso torna-se necessário um conhecimento minucioso e preciso sobre o mesmo e sobre suas necessidades de buscas e usos da informação.



    http://www.dgz.org.br/ago09/Art_03.htm

  • Essa assertiva fez uma confusão entre as duas abordagens de estudos de usuários. Vamos por partes: a primeira parte menciona que, na abordagem tradicional dos estudos de usuários, centrada nas tecnologias ou nos conteúdos, o usuário é concebido como elemento central dos sistemas de informação, o que requer o entendimento minucioso e preciso sobre ele e sobre suas necessidades de buscas e usos da informação. Sabemos que a abordagem tradicional tem essa característica de ser centrada na tecnologia, e isso faz com que o usuário não seja concebido como um elemento central nos sistemas de informação. Na verdade, o elemento central é o sistema. Isso significa que não são consideradas as necessidades de buscas e usos da informação pelo usuário, e dessa forma, não se busca entendê-las de forma minuciosa e precisa. Essa é, na verdade, uma característica da abordagem alternativa, que é centrada nas pessoas. No segundo fragmento, menciona-se que na abordagem alternativa, os usuários são concebidos como informantes e não como objetos do estudo. Essa é, na verdade, uma característica da abordagem tradicional, que é centrada nos sistemas, e não da abordagem alternativa, centrada nas pessoas. Assim, está claramente incorreta. 

    Gabarito: E