SóProvas


ID
197281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A respeito das demonstrações financeiras, julgue os itens a
seguir de acordo com a Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações.

Os financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante são classificados no passivo não circulante, enquanto os financiamentos para aquisição de direitos realizáveis no exercício social seguinte são classificados no passivo circulante.

Alternativas
Comentários
  • Bom Dia

    A Questão afirma que (Os financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante são classificados no passivo não circulante). Essa AFIRMAÇÃO DEPENDE DO VENCIMENTO. 

    Se vencerem no Exercício Seguinte = Passivo Circulante.

    Se tiverem parzo maior que o exercicio Seguinte = Passivo não Circulante. 

     Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
     

    Sds

    Assertiva Errada.

    Victor

  • Pode-se comprar um ativo imobilizado (ativo não circulante) em 3x consecutivas (financiamento passivo circulante). Logo, não há como afirmar o que a assertiva diz.

  • ERRADO!

    Lei 6.404/76

    Passivo Exigível

    Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.                         (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

     

  • Examinador querendo enganar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  • errado,

    os financiamentos para aquisição de qualquer ativo podem ser classificados no circulante e no não circulante.

  • a divisão dos passivos em circulante e não circulante está ligada ao prazo de exigibilidade de cada obrigação, ou seja, à data de vencimento das dívidas, e não à finalidade com a qual elas foram contraídas. Portanto, a afirmação trazida pela questão não possui fundamento normativo.

    Gab: Errado

    Conforme o CPC 26,

    O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

    (a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;

    (b) está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado;

    (c) deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço; ou

    (d) a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

    Os termos de um passivo que podem, à opção da contraparte, resultar na sua liquidação por meio da emissão de instrumentos patrimoniais não devem afetar a sua classificação. Todos os outros passivos devem ser classificados como não circulantes