SóProvas


ID
1972915
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que constitui um dos principais equívocos ou mitos sobre a motivação humana e recompensas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Motivação
    De acordo com Daft,1 a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo! Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve canalizar a motivação para os objetivos organizacionais.
    Dessa forma, Robbins2 diz que, no ambiente organizacional, a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais.
    Entretanto, a dificuldade existe no fato de que as pessoas são muito diferentes umas das outras. O que pode motivar uma pessoa pode não motivar outras. Existe uma diversidade de teorias motivacionais,3 mas em geral os autores abordam dois tipos de fatores, os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de dentro da pessoa).
    De acordo com Bergamini,
    No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que têm suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem do seu comportamento motivacional.

  • Copiou-colou do site RH Portal: "É um mito que a motivação seja específica ao indivíduo. A verdade é que a motivação é específica à situação. Outro mito é que o trabalhador motivado é um funcionário de alto desempenho. A verdade é que o elevado desempenho do funcionário requer habilidade e apoio, além de motivação. Algumas pessoas afirmam que os jovens de hoje não são motivados. O fato é que os jovens de hoje são mais heterodoxos, rebeldes e possuem valores diferentes dos da geração anterior, mas não são necessariamente menos motivados. Outro mito é que a maioria das pessoas está interessada em recompensas absolutas. O fato é que as pessoas são mais sensíveis às diferenças relativas do que às diferenças absolutas. Alguns gerentes pensam que todo mundo deseja um trabalho desafiador. O fato é que nem todos valorizam um trabalho desafiador."