-
25. (Cespe-UnB/Agente Administração-ABIN/2010) Nas organizações modernas, as redes sociais e pessoais, fundamentais para a estrutura organizacional, integram a sua estrutura informal, e a concorrência com a estrutura formal é identificada como fator favorável à melhoria do desempenho da organização.
Gabarito D.
-
Organização Informal: é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de cargos. A organização informal surge a partir das relações de amizades (ou de antagonismos) entre as pessoas e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento da organização formal. Ela é contituida de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas, de tal modo que a organização informal transcende e ultrapassa a organização formal em três aspectos: na duração, localização e nos assuntos.
FONTE:
Chiavenato, Idalberto. Administração Geral e Pública. 4ª edição, Manole, 2016, pag.359.
-
INFORMAL=DESCENTRALIZADA, SURGE POR MEIO DE INTERAÇÕES SOCIAIS.
-
NÃO PODE SER ESTRUTURADA; PORÉM PODE SER GERENCIADA, COMO EXEMPLO, TEMOS AS MEDIDAS DISCIPLINARES. LEMBRANDO - TEMBÉM - QUE A ESTRUTURA INFORMAL POSSUI CARÁTER COMPLEMENTATIVO À ESTRUTURA FORMAL, OU SEJA, ELA DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
GABARITO ''D''
-
ESTRUTURA FORMAL E INFORMAL
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal
Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada em organogramas.
Estrutura Informal: Essa estrutura são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
*Vantagens
Proporciona maior rapidez no processo, complementa a estrutura formal, reduz a carga de comunicação dos chefes, motiva e integra as pessoas na empresa.
*Desvantagens
Desconhecimento das chefias, dificuldade de controle, possibilidade de atritos entre pessoas.
*Condicionantes facilitadores
Interesses comuns, falhas nas estruturas formais, “pontos de lazer”, disputa pelo poder.
http://admestruturaorganizacional.blogspot.com.br/2010/11/estrutura-formal-e-informal.html
-
ESTRUTURA INFORMAL
Este tipo de estrutura não é planejado, surge naturalmente da interação social das pessoas ligadas à organização.
Para Soares (1990), a estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida pela estrutura formal, surge das interações sociais das pessoas. Stone (1999), acrescenta que a estrutura informal são relacionamentos não reconhecidos formalmente entre os membros de uma organização. Esse relacionamento interpessoal dentro da organização, muitas vezes representado no organograma da empresa através de linhas pontilhadas. Para Lacombe (2003), a organização informal, as pessoas interagem com quem elas se identificam mais, e não com quem a hierarquia manda, envolve muito mais as emoções, do que os procedimentos ou regras.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Já a Estrutura Informal (Organização Informal) é a rede de relações sociais e pessoais que não é representada ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não são formalizadas e não aparecem no organograma da empresa. A organização informal envolve as emoções, atitudes e ações das pessoas em termos de suas necessidades e não de procedimentos ou regras.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
-
Gabarito D.
A estrutura informal surge espontaneamente das relações entre os funcionários dentro da organização.