SóProvas


ID
197311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Em cada um dos itens de a seguir, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada de acordo
com os princípios fundamentais de contabilidade.

Determinada fábrica de produtos cirúrgicos produz anéis para cirurgia bariátrica e tubos e válvulas utilizados em UTI, produtos que devem ser inspecionados e aprovados por órgão fiscalizador para serem utilizados. Após uma dessas inspeções, a fábrica foi multada por irregularidades na produção. Nessa situação, por causa do pagamento da multa, a contabilidade evidenciará o aumento no passivo contingente da fábrica.

Alternativas
Comentários
  • errada

    passivo contigente é para coisas imprevistas

    está multa é passivo circulante

  • Discordo do colega. Passivo contingente não é para coisas imprevistas.


    Contingência é uma condição ou situação cujo o resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. Em contabilidade essa definição se restringe às situações existentes à data das demonstrações e informações contábeis, cujo efeito financeiro será determinado por eventos futuros que possam ocorrer ou deixar de ocorrer.

    A perda contingente deve ser provisionada sempre que: (i) for provável que eventos futuros e/ou a experiência passada venham a confirmar a diminuição do valor de realização ou de recuperação de um ativo ou a existência de um passivo; e (ii) a perda puder ser razoavelmente estimada.




  • Passivo Contingente, que há uma possibilidade de vir a ocorrer. No caso da questão, não há possibilidade, mas sim certeza do evento (multa).
  • Haveria contingência se a fábrica entrasse com um recurso tentando anular a multa.
  • Pessoal, a questão fala em "pagamento da multa". Ela não diz que está contabilizando uma despesa para ser paga posteriormente. Ela está pagando. Não estaria a questão se referindo a diminuição do Ativo?

    Desde já, agradeço!
  • Concordo com o colega Pedro Oliveira! Para mim, o pagamento da multa evidenciará o seguinte lançamento:

    D - Despesa/Perda
    C - Caixa/Banco

  • De acordo com o novo entendimento contábil dominante, após a convergênica às normas internacionais de contabilidade a conta Duplicatas Descontadas passou a fazer parte do PC/PNC (dependendo do tempo para sua liquidação por parte do devedor, por convenção quando a questão não o informa tem-se curto prazo, neste caso=PC).
      
    PC=54.000+49.000+22.000+21.000+21.000+6.500+1.200+900+700=176.300, LOGO, O GABARITO DA QUESTÃO DEVERIA "ERRADO"
    .
  • CPC-25 Passivos (Contingentes = NÃO DEVE SER RECONHECIDO), apenas constará em N.Exp.

    Bons estudos.