SóProvas


ID
1973965
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estudo da dinâmica de populações, é importante o conhecimento da curva de sobrevivência das espécies, uma vez que esse conhecimento possibilita o manejo mais seguro da população. Sobre isso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Curvas de sobrevivência

    As curvas de sobrevivência têm grande importância dentro do ramo da ecologia, já que representam a fase em que os animais estão mais fracos. Sendo assim, o processo de intervenção do homem pode ocasionar efeitos no crescimento de uma população.

    Veja abaixo os três tipos de curva de sobrevivência:

    1) Curvas convexas: é determinado pelos indivíduos que têm a mesma durabilidade de vida, como é o caso dos seres humanos, da drosófila e da maioria dos mamíferos: 

    2) Reta: é representada pelos indivíduos que possuem a taxa de mortalidade constante por toda a vida, como é o caso da hidra.

    3) Curva côncava: é representada pelos indivíduos que apresentam alta taxa de mortalidade durante a idade juvenil.


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/estudo-das-populacoes/curvas-de-sobrevivencia.html#ixzz4FMXD6fc8

  • Ha 3 tipos de curvas de sobrevivencia:

    1. Curva convexa - a mortalidade esta concentrada no final do periodo maximo de vida de um organismo. Ex: humanos, animais bem cuidados. O risco de morte aumenta com a idade

    2. Curva linear - a taxa de mortalidade é constante do nascimento até a idade maxima. Ex: sementes enterradas no solo. o rosco de morte é linear

    3. Curva côncava - ha lata mortalidade incial, mas elevada taxa de sobrevivencia posterior. Ex: especies que produzem prole extensa. O risco de morte diminui com a idade. É o mais comum na natureza

    * vale lembrar que as curvas sao um tipo de generalizações, na prática, os padroes de sobrevivência são bem mais complexos

  • Letra: c

    Ha 3 tipos de curvas de sobrevivencia:

    1. Curva convexa - a mortalidade esta concentrada no final do periodo maximo de vida de um organismo. Ex: humanos, animais bem cuidados. O risco de morte aumenta com a idade

    2. Curva linear - a taxa de mortalidade é constante do nascimento até a idade maxima. Ex: sementes enterradas no solo. o rosco de morte é linear

    3. Curva côncava - ha lata mortalidade incial, mas elevada taxa de sobrevivencia posterior. Ex: especies que produzem prole extensa. O risco de morte diminui com a idade. É o mais comum na natureza

    * vale lembrar que as curvas são um tipo de generalizações, na prática, os padroes de sobrevivência são bem mais complexos

  • Pq n é a letra e?

  • Curva convexa: os organismos tendem a não morrer quando jovens ou de meia-idade mas, ao invés disso, morrem quando se tornam velhos. As espécies com essa curva geralmente mostram um número pequeno de descendentes e fornecem muito cuidado parental para garantir a sobrevivência dos descendentes.

    Curva côncava: Árvores, invertebrados marinhos e a maioria dos peixes possuem curva de sobreviência côncava. Em uma curva desse tipo, pouquíssimos organismos sobrevivem aos anos iniciais. No entanto, os que têm sorte de sobreviver à juventude têm maior probabilidade de longevidade. Espécies com esse tipo de curva geralmente têm proles numerosas a cada vez—como as árvores que liberam milhares de sementes—mas não fornecem muitos cuidados aos descendentes.

    Tentei colocar um link aqui mas não estou conseguindo. Vale a pena dar uma pesquisada no google para ver as imagens dessas curvas. Ajuda bastante no entendimento. Além disso, há um outro tipo de curva (uma curva linear, inclinada para baixo, na diagonal \ ).

    Fonte:

  • Não é a e porque a taxa de sobrevivência não está ligada a idade como pode parecer. Não é a idade que determina a sobrevivência, idades avançadas são a maior causa da mortalidade mas o que determinou a sobrevivência foi o cuidado parental e a pequena quantidade de indivíduos da prole.
  • A questão aborda o tema de dinâmica de populações, citando a curva de sobrevivência que auxilia para um manejo seguro da população. Pergunta-se qual alternativa está correta sobre o conhecimento de curva de sobrevivência. O estudo da dinâmica de populações analisa as variações que podem ocorrer em indivíduos da mesma espécie, ou seja na população, no intuito de encontrar os causadores dessas variações. Dentro desse estudo, temos as curvas de crescimento populacional, que são representadas pela curva S, de crescimento padrão; e a curva J, de crescimento explosivo. As curvas de sobrevivência são representadas por gráficos que relacionam a quantidade de indivíduos a um período de tempo determinado, indicando a probabilidade de sobrevivência de uma população ao longo do tempo. Elas são representadas por três tipos: • Curva convexa – apresenta população com poucas mortes ao nascer, indivíduos que vivem um longo período de tempo com a maioria morrendo apenas nas últimas etapas da vida. Geram poucos descendentes e apresentam um cuidado parental grande em sua prole. Incluem-se nessa curva os grandes mamíferos e os humanos.
    • Curva linear – apresenta população com mortalidade em todas as etapas da vida, sem diferenciação durante o tempo. Incluem-se nessa curva algumas espécies de aves, que possuem cuidado parental menor que os mamíferos.
    • Curva côncava – apresenta população com muitas mortes ao nascer, e geram muitos descendentes em sua prole, mas as chances de morte diminuem ao longo do tempo. Não há cuidado parental ao nascer. Incluem-se nessa curva a maioria dos peixes, árvores, invertebrados marinhos, alguns répteis. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Life tables and the rate of population growth. Disponível em https://www.britannica.com/science/population-ecol.... Acesso em outubro de 2021)




    Fonte da imagem: site britannica.com



    Sobre isso, é correto afirmar que


    A) em espécies que apresentam curva convexa, ocorre grande produção de filhotes que não são “cuidados e protegidos" pelos pais. As populações com curvas de sobrevivência convexa geram poucos descendentes e apresentam grande cuidado parental ao nascer, sendo protegidos pelos pais. Incorreta.

    B) nas espécies que apresentam curvas côncavas, os pais produzem poucos filhotes e investem na sobrevivência dos mesmos. As espécies de curvas de sobrevivência côncava geram muitos descendentes e não apresentam cuidado parental ao nascer. Incorreta.

    C) curva acentuadamente côncava é decorrente de uma alta taxa de mortalidade na fase jovem do indivíduo. As populações de curva de sobrevivência côncava apresentam muitas mortes nas primeiras etapas da vida, com alta taxa de mortalidade. CORRETA.

    D) as curvas convexas estão relacionadas com baixa probabilidade de sobrevivência dos filhotes. As populações de curvas de sobrevivência convexas geram poucos descendentes, com muito cuidado com os filhotes e alta probabilidade dos filhotes sobreviverem. Incorreta.

    E) curva convexa ocorre em espécies cuja porcentagem de sobrevivência está diretamente relacionada à idade. As populações de curva convexa apresentam maior sobrevivência ao nascer, a porcentagem relacionada a idade se refere à curva linear, que não diferencia o tempo na probabilidade de morte. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra C.